:

O que é febre de Nilo?

O que é febre de Nilo?

A Febre do Nilo Ocidental (FNO) é uma infecção viral causada por um arbovírus (mosquito), assim como Dengue, Zika, Chikungunya e a Febre do Mayaro.

Quais medidas preventivas devem ser instituídas para a febre do Nilo Ocidental em equinos?

MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE O Controle de mosquitos é visto pela CDC nos Estados Unidos da América como a maneira mais efetiva para se prevenir a transmissão do vírus do Nilo Ocidental e também de outras arboviroses ao homem e aos animais.

Como é transmitido a febre do Nilo?

Assim como o conhecido vírus da febre amarela, o vírus do Nilo Ocidental está envolvido em um ciclo de transmissão preferencialmente silvestre. Ele é transmitido a aves silvestres por meio da picada de mosquitos infectados durante a alimentação sanguínea desses insetos.

Onde surgiu a febre do Nilo Ocidental?

A infecção cerebral denominada Febre do Nilo Ocidental foi identificada pela primeira vez na Uganda, em 1937. Na década de 50, verificou-se em Israel a primeira epidemia, sendo reconhecida como o vírus do Nilo Ocidental, causador de uma meningoencefalite severa.

O que é mormo em cavalos?

O mormo é uma zoonose infectocontagiosa causada pela bactéria Burkholderia mallei que acomete primeiro os equídeos (cavalos, burros e mulas) e pode ser transmitida eventualmente a outros animais e ao ser humano. A doença é transmitida a humanos pelo contato com animais infectados.

Quais os sintomas da hantavirose?

Quais são os sintomas da hantavirose?
  • febre;
  • dor nas articulações;
  • dor de cabeça;
  • dor lombar;
  • dor abdominal;
  • sintomas gastrointestinais.

Como surgiu o vírus do Nilo Ocidental?

Os primeiros sinais de que o vírus havia chegado ao Brasil surgiram em 2009, quando foi detectado de modo indireto (a partir de anticorpos específicos no sangue) em cavalos e galinhas no Pantanal.

O que é a febre do Mayaro?

A Febre do Mayaro é uma doença infecciosa febril aguda, cujo quadro clínico geralmente é de curso benigno, semelhante à Dengue e à Chikungunya.

O que acontece no Vale do Rift?

A febre do Vale do Rift é uma zoonose viral aguda, que apresenta como agente etiológico um vírus RNA, pertencente ao gênero Phlebovírus, comumente transmitido por artrópodes, geralmente mosquitos infectados, em especial, os do gênero Aedes e Culex.

Quais os sintomas do mormo em cavalos?

Mormo
  • SINTOMAS: Os sintomas mais comuns são a presença de nódulos nas mucosas nasais, nos pulmões, gânglios linfáticos, catarro e pneumonia. ...
  • CONTAMINAÇÃO: Acontece pelo contato com material infectante (pus, secreção nasal, urina ou fezes).

Qual a causa do mormo?

Em 1811, a ilha de Marajó, Pará, era um importante local de importação de equinos vindos da cidade de Porto, Portugal e, desta forma, o mormo foi introduzido no país.

O que causa a hantavirose?

Os hantavírus possuem como reservatórios naturais alguns roedores silvestres, que podem eliminar o vírus pela urina, saliva e fezes. Os roedores podem carregar o vírus por toda a vida sem adoecer. A hantavirose é causada por um vírus RNA, pertencente à família Bunyaviridae, gênero Hantavirus.

Quais os sinais e sintomas que o profissional da enfermagem tem que observar no paciente com suspeita de hantavirose?

Fase cardiopulmonar, os sintomas da hantavirose são:
  • febre;
  • dificuldade de respirar;
  • respiração acelerada;
  • aceleração dos batimentos cardíacos;
  • tosse seca;
  • “pressão baixa”.

O que é hantavírus?

A Hantavirose é uma zoonose viral aguda, cuja infecção em humanos, no Brasil, se apresentam na forma da Síndrome Cardiopulmonar por Hantavírus. Na América do Sul, foi observado importante comprometimento cardíaco, passando a ser denominada de Síndrome Cardiopulmonar por Hantavírus (SCPH).