:

O que é a democracia ateniense?

O que é a democracia ateniense?

A democracia ateniense estava baseada em três princípios: isegoria, isonomia, isocracia, ou seja, todos os cidadãos tinham direito à palavra nas assembleias, eram iguais perante à lei e participavam de forma igualitária nas decisões públicas.

O que era a democracia na Grécia antiga?

Na democracia ateniense, os cidadãos eram iguais perante as leis, considerando-se como cidadão o homem com mais de 18 anos, nascido em Atenas e filho de pais atenienses. As duas principais instituições dessa democracia eram a Bulé, o conselho que formava as leis, e a Eclésia, a assembleia que tomava as decisões.

Porque os escravos eram considerados essenciais para a democracia ateniense?

Os escravos podiam vir a ser libertados. Em Atenas passavam a ter uma posição social próxima aos metecos. ... Pode-se entender que a democracia ateniense dependia diretamente da escravidão, pois promoveu a ascensão do camponês médio, por meio da cidadania, que passou a ter certos poderes, ainda que limitados.

Quem não era considerado cidadão na Grécia antiga?

Comerciantes, artesãos, mulheres, escravos e estrangeiros não eram considerados cidadãos. Assim, estes grupos não tinham direitos políticos e participação nas decisões da comunidade. Para os gregos, a cidadania era um bem inestimável.

Porque os escravos não eram considerados cidadãos?

Os escravos eram considerados instrumentum vocali, não eram humanos, eram instrumentos, não poderiam ser considerados pessoas e, conseqüentemente, sujeitos de direitos. ... Estima-se que o Rio de Janeiro foi a cidade que mais possuiu escravos depois de Roma.

Quais as principais diferenças entre a democracia ateniense e a democracia atual?

Diferenças entre a Democracia Grega e Democracia Atual Além disso, na democracia ateniense, os cidadãos tinham uma participação direta na aprovação das leis e nos órgãos políticos da polis, enquanto na democracia atual (democracia representativa) os cidadãos elegem um representante.