:

Como vender um ponto comercial alugado?

Como vender um ponto comercial alugado?

O que é preciso para vender o ponto comercial?
  1. Ser averbada na Junta Comercial;
  2. Providenciar a publicação no diário oficial do Estado.
  3. Concordância dos credores apenas no caso do alienante não ter bens suficientes para quitar o débito.

É legal vender ponto comercial?

Mesmo que o imóvel não seja de propriedade do dono do negócio, isto é, seja alugado para fins comerciais, por lei, ele tem assegurado o direito ao ponto comercial. Ao optar por passar o ponto comercial, a transação se dá de forma imobiliária.

Quando o inquilino tem direito ao ponto comercial?

Isso quer dizer que, para assegurar o seu direito ao ponto comercial, o locatário deve ser Pessoa Física ou Pessoa Jurídica, o contrato de locação deve ter sido firmado pelo prazo mínimo de 5 anos (ou a soma dos prazos renovados de forma ininterrupta) e deve ter desenvolvido apenas uma atividade econômica no imóvel ...

Quanto cobrar por um ponto comercial?

Quando sou questionando de qual valor ideal para pagar aluguel, sugiro sempre que o saudável é entre 8% a 11% do valor de faturamento bruto da empresa. No caso de contratos de aluguéis em andamento e, diante do faturamento real do empreendimento, as negociações podem chegar até a 15% do valor de sua receita.

Como passar o ponto de uma loja alugada?

É fundamental, ao colocar o ponto comercial à venda e em todas as etapas que envolvem passar um ponto, dar conhecimento ao proprietário do imóvel, já que haverá mudança de locatário. Dessa forma, o contrato de locação comercial só poderá ser transferido de uma empresa para outra com a concordância do locador.

Quem pode vender ponto comercial?

No caso de passar o ponto comercial, a negociação pode ser feita entre locatário e interessado, mas todo processo tem de ser informado ao locador, pois sem a sua concordância o negócio não acontece, conforme prevê a Lei do Inquilinato.

Qual a Lei do ponto comercial?

Feito esse relato, enfatizamos que o comumente chamado "Direito ao Ponto", de acordo com lei vigente, é o direito de o locatário ter o seu contrato de locação renovado compulsoriamente, por meio de uma ação judicial chamada "ação renovatória de contrato de locação", prevista na Lei do Inquilinato (Lei 8.245/91).

Como saber o preço de um ponto comercial?

Para saber como avaliar um ponto comercial, vale a pena conferir!
  1. Avalie o contrato de compra e venda do ponto comercial.
  2. Analise a adequação do ponto comercial.
  3. Licenças e regularidades.
  4. Analise a concorrência.
  5. Avalie a infraestrutura da região.
  6. Custo de ocupação.

Como calcular o valor de uma loja comercial?

O valor da empresa é calculado por meio do valor das ações multiplicado por sua quantidade, mais o valor das dívidas e subtraindo as disponibilidades - caixa e equivalentes de caixa - da empresa. Já o EBITDA é o Lucro Líquido mais Juros, Impostos, Depreciação e Amortização.

O que é passar o ponto de uma loja?

Passar o ponto comercial – negociar a loja física da empresa, mas manter a marca sob sua posse. A negociação pode envolver os bens da empresa, dependendo da futura atividade comercial exercida pelo novo dono.

O que é comprar o ponto comercial?

É por meio do processo de compra e venda que o antigo proprietário do imóvel onde está estabelecido o comércio passa o ponto ao comprador que, por sua vez, se dispõe a pagar pelo preço previamente negociado. Mas é importante que o comprador tenha ciência de que pode exigir algumas coisas do antigo dono.

O que quer dizer passar o ponto?

Passando o ponto, o que é e como ocorre? Ao se passar o ponto comercial, o negócio consiste em transmitir o estabelecimento físico para outro dono. Ou seja, a relação se dá de forma imobiliária e isso não significa que o próximo dono irá manter o mesmo formato comercial ou se enquadrar no mesmo segmento.

O que é comprar um ponto comercial?

É por meio do processo de compra e venda que o antigo proprietário do imóvel onde está estabelecido o comércio passa o ponto ao comprador que, por sua vez, se dispõe a pagar pelo preço previamente negociado.

Por que o ponto comercial precisa de proteção legal?

O Ponto Comercial não existe por si só, ele depende do exercício e da exploração da empresa e é fruto dela; uma consequência do trabalho desenvolvido. Todo o investimento feito pelo locatário merece uma proteção do direito, de modo que ele não veja seus gastos se perderem com o término da Locação.

Quem tem direito ao fundo de comércio?

“O fundo de comércio ou estabelecimento comercial é o instrumento da atividade do empresário. Com ele o empresário comercial aparelha-se para exercer sua atividade. Forma o fundo de comércio a base física da empresa, constituindo um instrumento da atividade empresarial.

Quem paga aluguel tem direito a usucapião?

Em regra, não. Para que seja reconhecida a usucapião é necessária que a posse do imóvel seja exercida com o ânimo de dono, em outras palavras, a pessoa tenha a intenção de ser e age como se dono fosse. No caso do inquilino, ele não tem esta posse, já que existe o contrato de locação.

Como avaliar o valor de um estabelecimento comercial?

Confira e boa leitura!
  1. Perfil do público local. Este é um dos critérios mais relevantes na hora de se analisar um ponto comercial. ...
  2. Adequação do ponto comercial. ...
  3. Custo de ocupação. ...
  4. Infraestrutura da região. ...
  5. Concorrência. ...
  6. Segurança e acessibilidade do ponto comercial.