:

Como é feita a braquiterapia na próstata?

Como é feita a braquiterapia na próstata?

Como é feita a braquiterapia da próstata? Trata-se de um procedimento minimamente invasivo que consiste na introdução de implantes radiativos (“sementes”) no interior da próstata, que irão emitir radiação visando a destruição das células tumorais. É, portanto, uma técnica de radioterapia interna.

Como é o procedimento da braquiterapia?

A braquiterapia é um tipo de radioterapia interna na qual um material radioativo é inserido dentro ou próximo ao órgão a ser tratado. Para isso são utilizados fontes radioativas específicas, pequenas e de diferentes formas por meio de guias denominadas cateteres ou sondas.

Quais são os efeitos da braquiterapia?

Os efeitos colaterais podem ser agudos (durante o tratamento) ou crônicos (semanas ou meses após o término do tratamento). Agudos: Ardência ao urinar; aumento da frequência urinária; pequeno sangramento vaginal; diarreia; saída de muco nas fezes; sensação frequente da necessidade de evacuar, mesmo com intestino vazio.

Quais são os tipos de aplicações utilizados em braquiterapia?

A braquiterapia pode ser usada com 3 objetivos diferentes: para tratar um câncer de fase inicial, podendo ser associado ou não à quimioterapia; como tratamento auxiliar, para reduzir as chances de reaparecimento do tumor após cirurgia; ou para aliviar o desconforto em casos de câncer mais avançado ou com metástase.

O que fazer depois da braquiterapia?

Depois da braquiterapia, será possível retornar os hábitos alimentares e seguir a rotina do cotidiano. No entanto, o paciente deve evitar atividades físicas pesadas por alguns dias e, caso tenha, seguir recomendações específicas do médico.

Quais são as vantagens e desvantagens da braquiterapia?

Por ser mais concentrada no local a tratar, a braquiterapia permite o uso de altas concentrações de radiação sem prejudicar as células saudáveis, o que diminui o risco os efeitos colaterais comuns como cansaço, vermelhidão, ressecamento e irritação na pele ou queda de cabelo, por exemplo.

Como fica o útero depois da braquiterapia?

Devido às altas doses de radiação utilizadas, geralmente há fibrose do útero e destruição do endométrio normal, que entre outras coisas leva a infertilidade.

Quantas sessões de braquiterapia?

A braquiterapia normalmente é feita em consultório médico e a frequência das sessões pode ser de 1 a 2 vezes por semana, devendo ser avaliada pela equipe médica.

Quais são os tipos de aplicações utilizados em braquiterapia e como podem ser classificados?

A braquiterapia pode ser utilizada independentemente ou em combinação com outras técnicas terapêuticas, como a cirurgia, Radioterapia de Raios Externos (EBRT, External Beam Radiotherapy) e Quimioterapia.

Como são usados os isótopos em braquiterapia?

A Braquiterapia utiliza isótopos radioativos em contato direto com o tumor. Também é conhecida como Curieterapia e é empregada em cerca de 15% dos pacientes que se submetem a radioterapia.

Qual a vantagem da braquiterapia?

A vantagem da braquiterapia é que ela dá uma dose muito grande ao tumor com o mínimo de radiação para os tecidos vizinhos normais.

Quais as desvantagens da braquiterapia?

Desvantagens da Braquiterapia Sua principal desvantagem é a não uniformidade da dose, desde que sua radiação é muito mais intensa perto da fonte, embora usando muitas fontes ajuda a fazer a dose mais uniforme. Uma outra desvantagens se relaciona com a segurança das radiações.

Qual valor de uma sessão de braquiterapia?

A braquiterapia indicada para a remissão do câncer de próstata ainda não tem cobertura do Sistema Único de Saúde (SUS). O custo fica em torno de R$30mil.

Quais são as doses aplicadas em braquiterapia?

As doses de teleterapia ficam ao redor de 39,6 a 50 Gy, com complementação de paramétrios variando de 9 a 20 Gy. A fração de braquiterapia varia de 6 a 7,5 Gy, num total de quatro frações. Para a braquiterapia de cúpula vaginal, a dose varia de 4 a 7 Gy, calculados de 0 a 5 mm da superfície do aplicador.

Que tipo de radioisótopos podem ser usados na braquiterapia?

A braquiterapia consiste na inserção de fios radioativos diretamente em tumores. O radioisótopo irídio-192 é largamente usado para esta finalidade.

Quais os Radioisotopos utilizados na braquiterapia?

A braquiterapia consiste na inserção de fios radioativos diretamente em tumores. O radioisótopo irídio-192 é largamente usado para esta finalidade.

Quais fontes utilizadas na braquiterapia?

A Braquiterapia é um tratamento com a fonte de radiação em contato (braqui = próximo) ou em grande proximidade aos volumes-alvo tumorais. Esta proximidade possibilita que a radiação vá diretamente ao tumor, sem ultrapassar os tecidos normais.

Quais são os tipos de braquiterapia?

A braquiterapia é dividida em dois tipos, de acordo com a radiação utilizada: alta taxa de dose de radiação, que é feita por poucos dias, ou uma baixa taxa de dose de radiação, que precisa ser feita por um período maior de tratamento.