:

Quanto tempo leva para a produção da atemoia?

Quanto tempo leva para a produção da atemoia?

6 meses Os frutos demoram de 4 a 6 meses para amadurecerem após a fecundação e sua polpa tem sabor doce, não farinácea e muito agradável. São consumidos in natura como frutos de mesa.

Como Adubar um pé de atemoia?

Não deixe faltar água na irrigação, nem adubo orgânico (20 litros por planta ao ano) e adubo NPK 10-10-10 ou 12-06-12, 150 gramas a cada 60 dias no solo.

Como é feita a muda de atemoia?

A atemóia é uma frutífera híbrida, resultante do cruzamento artificial entre as espécies Annona squamosa (pinha), nativa da América Central com a Annona cherimola (cherimóia), nativa da região dos Andes.

Como plantar um galho de atemoia?

Aconselha-se o plantio da muda de atemoia em solo profundo, bem adubado com matéria orgânica e bem drenado, para não empossar a água e prejudicar as raízes da planta.

Qual o mês da poda da atemoia?

Maio, junho e julho são os meses de colheita da atemóia em regiões de clima ameno, período que precede um bimestre de dormência da planta para, em seguida, ser realizada a poda.

Qual a origem da fruta atemoia?

A atemoia é uma fruta híbrida, nativa de regiões tropicais do Peru, Equador e Colômbia, resultado do cruzamento com a fruta-pinha (Annona squamosa, L.) e a cherimoia (Annona cherimola, Mill). Ambas pertencem à família das anonáceas, a mesma da graviola.

Como saber se a fruta atemoia está madura?

Uma fruta globosa, a atemoia tem uma casca firme de coloração verde intensa, nódulos salientes e ocasionais manchas escuras. Quando madura e pronta para ser apreciada, sua cor adquire um tom verde leve e discreto, com pontos escuros. De firme, sua textura torna-se friável ao toque e os nódulos desaparecem.

Como fazer a poda da atemoia?

Entre os tratos culturais adequados para o desenvolvimento da atemóia, devem ser realizadas as podas de formação, frutificação e raleio de frutos - alguns frutos são retirados para diminuir o excesso na planta. O desbaste de ramos deve deixar a copa aberta, para facilitar o trabalho do manejo à colheita.

O que devo fazer para o meu pé de fruta do conde dar fruto?

Procure podar as plantas de maneira que as copas fiquem bem ventiladas. Os frutos não devem ficar expostos ao sol. Se possível, cubra com uma pasta fúngica ou tinta látex os ferimentos provocados pela poda.