:

Qual a lei que regulamenta o casamento homoafetivo no Brasil?

Qual a lei que regulamenta o casamento homoafetivo no Brasil?

2011 – Supremo Tribunal Federal reconhece, por unanimidade, união estável entre casais do mesmo sexo como entidade familiar. Assim, homossexuais podem ter mesmos direitos previstos na lei 9., a Lei de União Estável, que julga como entidade familiar “a convivência duradoura, pública e contínua”.

O que é uma união homoafetiva perante a lei?

Todas as pessoas têm o direito de desfrutar plenamente de qualquer dos direitos humanos, livres de discriminação por sua orientação afetivo sexual ou identidades de gênero. Todas têm direito à igualdade perante a lei e à proteção da lei sem qualquer discriminação.

Quem tem união estável como se chama?

A União Estável é uma relação jurídica que se dá com a união de duas pessoas que convivem como se tivessem vínculo matrimonial. Ou seja, como se elas fossem casadas, constituindo família de fato.

Como funciona casamento LGBT?

A lei diz que o casamento homoafetivo tem as regras de maneira idêntica as de um casamento heterossexual. Para dar entrada no casamento, o casal e duas testemunhas maiores de 18 anos podem comparecer ao Cartório de Registro Civil da sua região.

O que é uma relação homoafetiva?

Homoafetivo é o adjetivo que qualifica uma pessoa que gosta e sente atração por pessoas do mesmo sexo. O termo homoafetivo foi criado para diminuir a conotação pejorativa que se dava aos relacionamentos homossexuais, e tornou-se uma expressão jurídica para tratar do direito relacionado a união de casais do mesmo sexo.

Como funciona a união estável homoafetiva?

O processo necessário para realizar uma união estável homoafetiva é exatamente igual ao feito para relações heterossexuais: pode ser realizado em qualquer tabelionato ou registrada em cartório de títulos e documentos, e a validade é a mesma para documentos firmados em qualquer um dos órgãos.