:

O que é a arte naïf?

O que é a arte naïf?

Arte naïf (do francês, arte ingênua) é o estilo a que pertence à pintura de artistas sem formação acadêmica sistemática. Trata-se de um tipo de expressão que não se enquadra nos moldes acadêmicos, nem nas tendências modernistas, nem tampouco no conceito de arte popular.

Quais artistas fazem parte da arte naïf?

Suas pinturas despertaram a ironia de críticos acadêmicos, que o chamaram de naïf (ingênuo ou inocente, em francês), mas foram valorizadas por figuras da vanguarda como o poeta Guillaume Apollinaire, o dramaturgo Alfred Jarry, e os pintores Robert Delaunay, Paul Signac, Picasso, Matisse, Paul Gauguin e Kandinsky.

Quais são os principais representantes da arte naïf no Brasil?

Arte naïf: principais artistas brasileiros
  • 1.Antônio Poteiro ()
  • Djanira da Motta e Silva ()
  • Emídio de Souza ()
  • Heitor dos Prazeres.
  • Mestre Vitalino ()
  • Wilma Ramos ()

Por que a arte naïf é considerada uma arte ingênua ou inocente?

A palavra naïf é uma palavra francesa que tem como significado algo que é "ingênuo ou inocente". ... Possui características baseadas na simplificação dos elementos e costuma exibir grande quantidade de cores, valorizando a representação de temas cotidianos e manifestações culturais do povo.

Por que a arte naïf do Brasil chama tanto a atenção?

A arte naif se destaca por sua identidade visual simples e considerada primitiva. Entretanto, o estilo apresenta características que o tornam único e popular. Vejamos as principais delas: Simplificação dos elementos: as formas e as figuras apresentadas nas obras têm formas simples e sem rebuscamento.

Quais são as três características da arte naïf?

Características da arte naïf
  • Bidimensionalidade - inexistência de perspectiva;
  • Uso frequente de cores vibrantes;
  • Preferência por temas alegres;
  • Espontaneidade;
  • Traços figurativos;
  • Valorização da simetria;
  • Tendência à idealização da natureza.

Quais são as principais característica da arte naïf?

A principal característica da arte naif é a falta de qualidade formal. Ou seja, os desenhos e grafias não contam com um acabamento próprio, deixando uma notável deficiência na aplicação das cores, texturas e sombras.

Quem foi o precursor da arte naïf?

Henri Rousseau é considerado o grande percursor da arte naïf. Nasceu em , em Laval, na França e durante a sua vida produziu obras com representações da natureza que também foram consideradas parte de movimento moderno.

O que o artista da arte naïf não está preocupado Qual o seu foco?

Basicamente, a arte naif é um estilo onde o artista não está preocupado com a técnica, abrindo mão de preocupações comuns como noção de perspectiva e proporcionalidade. Sendo assim, o foco é inteiramente na expressão de suas ideias, de forma orgânica e genuína.

Quem é o grande artista brasileiro da arte naif?

No Brasil, artistas como Maria Auxiliadora (19), Heitor dos Prazeres (18), Djanira (19), José Antonio da Silva (19), Maria do Santíssimo (18), entre outros, foram grandes nomes da Arte Naif brasileira.

Qual o artista de maior nome da arte naif no Brasil?

Destacamos os principais artistas: Emídio de Souza () considerado o primeiro pintor primitivista do Brasil. Além de pintor, era poeta, contista, folclorista, músico, professor e teatrólogo. Nascido em Itanhaém, litoral de São Paulo, desde pequeno observava Benedito Calixto pintar e assim se encantou pela arte.

Como era a arte primitiva e porque recebeu essa classificação?

No século XX o termo passa a designar, na esteira de estudos etnológicos, a produção artística que permanece, de algum modo, isolada e independente da cultura vigente. Simplicidade, ingenuidade, inexperiência, inobservância dos padrões eruditos são alguns dos atributos da arte primitiva nesse caso.

O que faz um objeto popular Tornar-se um objeto artístico?

Todo objeto pode tornar-se um objeto de arte a partir do olhar do mesmo. A lógica é a seguinte: se o público conhece antes a reprodu- ção do que a obra, antes dele estar diante de um ready-made, ele já conhece aquele objeto industrial.

Quais são as três características do impressionismo?

Características do Impressionismo
  • registro das tonalidades das cores que a luz do sol produz em determinados momentos;
  • figuras sem contornos nítidos;
  • sombras luminosas e coloridas;
  • misturas das tintas diretamente na tela, com pequenas pinceladas.

Quais são as características desta arte?

Aproximação da linguagem popular e coloquial. Figuras deformadas e cenas sem lógica. Abandono da representação das formas de maneira realista. Arbitrariedade no uso das cores.

Porque a arte naïf é considerada ingênua ou inocente?

É considerada uma arte com elementos sem conteúdo. ... O termo inglês Naif pode ser traduzido como ingênuo e inocente, por isso a compreensão simplista. A falta de técnica não retraiu o desenvolvimento desta arte, que recebeu grande destaque, ao ser valorizada por apreciadores da estética e pessoas comuns.

O que é e como surgiu a arte naïf quais suas principais características Cite alguns artistas e obras?

Também nomeada como arte primitiva ou ingênua, a arte naif é um estilo artístico de caráter popular e simples. Retrata temas cotidianos e a cultura popular dos lugares em que é produzida, sendo criada por artistas autodidatas e considerada uma arte popular, desassociada do tecnicismo artístico.

Qual dessas informações está correta sobre a arte naif?

A principal característica da arte naif é a falta de qualidade formal. ... Dessa forma, a sua estética pode ser definida como sem muito apreço com a arte real, já que mistura elementos e cores sem um estudo aprofundado das combinações. Além de que possuem traços quase sempre figurativos e bidimensionais.