:

Qual a diferença de justiça e igualdade?

Qual a diferença de justiça e igualdade?

Em ambos os casos, a justiça é uma virtude que põe na prática dos homens o equilíbrio e a justa medida das coisas. Isto é, o meio-termo da justiça corresponde a uma proporção de igualdade, seja entre iguais (isto é, entre cidadãos), seja entre o Estado e os cidadãos.

Qual a diferença de igualdade?

Igualdade possui um significado relativo ao mesmo tratamento para todos os membros de um determinado grupo de pessoas. Já a equidade significa a promoção de iguais oportunidades para os membros desse grupo, para isso, as diferenças entre as pessoas é considerada.

Por que a estátua da justiça tem os olhos vendados?

Por que a justiça é representada de olhos vendados, com balança e espada nas mãos? Em sua versão romana, batizada Justitia, a mesma deusa passa a trazer também a espada e a venda nos olhos. A venda é um símbolo de imparcialidade: significa que ela não faz distinção entre aqueles que estão sendo julgados.

Qual a importância da igualdade?

Na prática, podemos resumir a igualdade como um princípio fundamental para as sociedades democráticas, pois possibilita a todos a equiparação no que diz respeito ao desfrute e proveito de seus direitos.

Por que a equidade é tão ou mais importante que a igualdade?

Enquanto a igualdade preza pela equivalência, ou seja, o estabelecimento de situações iguais para todas as pessoas e situações, a equidade prima pela análise individual dos casos, o que evita a desigualdade e promove a justiça social.

Porque a balança é o símbolo da justiça?

O significado da balança no Direito se refere à necessidade de equilíbrio entre o certo e o errado, o castigo e a culpa. A balança está ligada à justiça em diferentes mitologias. Conta a história que Osíris, deus do antigo Egito, pesava o coração dos mortos em uma balança para decidir o seu destino após a morte.