:

Como fazer para trocar o óleo da moto?

Como fazer para trocar o óleo da moto?

Despeje o óleo novo devagar e cuidadosamente pelo bocal, até ter adicionado cerca de 90% da quantidade recomendada. Aguarde alguns minutos para que o óleo drene para o cárter, depois verifique o nível, usando a janela de inspeção ou vareta de nível.

Qual o momento para trocar o filtro de óleo da moto?

Voltando à questão do prazo da troca, a regra geral é que as motos de baixa cilindrada – como as 125cc – tenham seus lubrificantes totalmente substituídos a cada 3.000km rodados (e, até a primeira troca, 1.000 km). E lembre-se de incluir o filtro nessa equação!

Como tirar óleo da moto por cima?

Na hora da troca periódica do lubrificante, existem duas formas de retirar o líquido velho do motor. Uma delas, a mais tradicional, é pela tampa do cárter, no fundo do veículo. A outra é a troca de óleo a vácuo, ou por sucção, que retira o lubrificante pela parte de cima do propulsor.

Porque trocar o óleo da moto?

Evita danos no motor O óleo lubrificante mantém a potência do motor e faz com que sua moto tenha uma longa vida útil, pois com essa lubrificação, você não correrá o risco de desgastar nenhuma peça da sua moto.

Quando devo fazer a troca do filtro de óleo?

O prazo de troca não está relacionado somente com a quilometragem. Algumas montadoras indicam a troca a cada seis meses, mesmo se o veículo rodou pouco, uma vez que depende mais das impurezas do motor do que da rodagem. Toda vez que trocar o óleo deve-se trocar o filtro.

Qual o tempo certo para trocar o filtro de óleo?

Os filtros de óleo servem para eliminar impurezas que são geradas pela fricção das peças móveis do motor e pela combustão. As montadoras recomendam a troca desse filtro junto com a troca de óleo, geralmente entre 10 mil e 15 mil km.

O que acontece se a moto estiver com excesso de óleo?

O excesso de óleo deve ser evitado porque pode causar problemas sérios no motor, como o empenamento de biela. ... Isso causa um grande vazamento de óleo, que se não for percebido, poderá fazer o motor se fundir.

Quanto pode andar com o óleo da moto vencido?

É o que explica Everton Lopes, mentor de tecnologia e inovação em energia a combustão da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE) do Brasil. Segundo ele, o motorista pode ficar tranquilo se o prazo tiver sido desrespeitado, por exemplo, por uma margem de cerca de 2.000 km, ou até três meses.

Qual o tempo certo para a troca do óleo de motor?

Em geral, deve-se trocar o óleo após um ano de uso, mesmo que esteja abaixo da quilometragem indicada no manual do proprietário.

Como saber se a moto está com excesso de óleo?

Caso o óleo esteja acima do nível, o primeiro indício é aparecer vazamentos. Os retentores podem não suportar o aumento da pressão interna. Outro risco é que o excesso de óleo ir para a câmara de combustão, onde é para chegar somente ar e combustível.

Como saber se o óleo da moto ainda está bom?

Se o nível de óleo estiver bom, você também deve aproveitar para avaliar a condição do óleo. Ele deve estar verde ou amarelo, brilhante e translúcido. Mas se estiver preto ou escuro, é porque o óleo foi queimado e contaminado, o que significa que é preciso trocar imediatamente o óleo do motor.

O que acontece se andar com o óleo vencido?

Quando o óleo passa do prazo de validade ele acaba afetando o funcionamento do motor. E assim o carro passa a apresentar sinais de deterioração, como trepidação anormal e consumo excessivo de combustível.