:

Quais são os fatores intrínsecos e extrínsecos?

Quais são os fatores intrínsecos e extrínsecos?

Fatores intrínsecos – relacionados às características próprias do alimento. Fatores extrínsecos – relacionados ao ambiente onde está o alimento. O conhecimento dos fatores permite prever: ❑ vida útil de um alimento ou produto; ❑ estabilidade microbiológica.

Quais são os fatores intrínsecos e extrínsecos de um alimento?

Os fatores inerentes ao alimento podem ser também chamados de parâmetros intrínsecos, como por exemplo, o pH e a atividade de água (Aa) e aqueles inerentes ao ambiente de parâmetros extrínsecos, como a temperatura, a umidade relativa (UR ) e a presença de gases.

São considerados fatores intrínsecos?

Os fatores intrínsecos são as propriedades do produto final, e incluem: atividade de água (aw); valor de pH e acidez total; tipo de ácido; potencial redox ou valor redox (Eh);

Quais os principais fatores intrínsecos aos alimentos que afetam o crescimento microbiano?

Alimentos de baixa acidez (pH > 4,5) são os mais sujeitos a multiplicação microbiana, e nos alimentos mais ácidos haverá predominância do crescimento de bolores e leveduras.

O que é aspectos intrínsecos e extrínsecos?

Intrínseco é um adjetivo masculino que significa íntimo, interno, inerente, constitutivo e classifica algo que está no interior. O antônimo de intrínseco é extrínseco.

O que são fatores intrínsecos e extrínsecos no esporte?

A pesquisa considerou alguns dos principais fatores intrínsecos descritos pela literatura, sendo estes, gênero, idade, peso e estatura, lesão pregressa e alguns fatores extrínsecos: modalidade esportiva, tempo de prática, frequência e duração de treinos e utilização de material de proteção.

São considerados fatores intrínsecos do alimento atividade de água aw potencial redox Eh é a composição química?

( ) São considerados fatores extrínsecos do alimento: pH, umidade relativa e teor de sal. ... ( ) São considerados fatores intrínsecos do alimento: atividade de água (aw), potencial redox (Eh) e a composição química. A sequência CORRETA é: V, F, V, F.

O que significa envelhecimento intrínseco é extrínseco?

O envelhecimento da pele tem basicamente dois componentes: o envelhecimento intrínseco, decorrente da passagem natural do tempo e o envelhecimento extrínseco, provocado por fatores ambientais que interagem com a pele. Dentre eles, o mais conhecido é o chamado fotoenvelhecimento, causado pela exposição ao sol.

Quais são os fatores extrínsecos que afetam o crescimento microbiano?

MICRORGANISMOS EM UM ALIMENTO ○ Fatores Extrínsecos; ó Temperatura; ó Atmosfera envolvendo o alimento; ó Umidade relativa do ambiente.

Quais são os fatores que afetam o crescimento microbiano?

Quatro condições físicas principais influenciam o crescimento de um microrganismo: temperatura, pH, atmosfera gasosa e pressão osmótica.

O que são motivadores extrínsecos?

Motivador extrínseco é qualquer coisa fora de si mesmo que você precisa para aumentar a motivação. Alguns exemplos são: bônus, notas na escola, medalhas em competições esportivas, etc. A motivação intrínseca é o oposto.

Qual a diferença entre envelhecimento intrínseco é extrínseco?

O envelhecimento da pele tem basicamente dois componentes: o envelhecimento intrínseco, decorrente da passagem natural do tempo e o envelhecimento extrínseco, provocado por fatores ambientais que interagem com a pele. Dentre eles, o mais conhecido é o chamado fotoenvelhecimento, causado pela exposição ao sol.

Quais os principais fatores de lesões esportivas?

Os principais fatores apontados para o surgimento de lesões foram excesso de treinamento, técnica esportiva incorreta, nutrição inadequada e fatores relacionados ao comportamento dos atletas.

Quais fatores Extrinsecos que podem causar lesões?

Alguns fatores extrínsecos como tempo de treinamento, técnica deficiente, alta intensidade de treinamento e distância nadada, esforço repetitivo, excesso de carga durante o treinamento e falta de orientação, entre outros, permitem lesionar com maior predisposição a região medial dos joelhos, seguida do quadril e dos ...

O que é favorável para a multiplicação microbiana?

Os microrganismos se multiplicam em temperaturas entre 5°C e 60ºC, conhecida como zona de perigo. Eles preferem temperaturas de verão ou do nosso corpo, em torno de 36,5°C.

São considerados fatores do produto?

Entram nesse grupo, fatores como:
  • Temperatura, pressão, umidade relativa, exposição à luz, transporte e acondicionamento;
  • Composição da atmosfera dentro da embalagem;
  • Tratamento térmico posterior (reaquecimento ou cozimento antes do consumo, por exemplo);
  • Manuseio do consumidor.

O que é o envelhecimento intrinseco?

Envelhecimento cutâneo intrínseco ou cronológico: é aquele decorrente da passagem do tempo, determinado principalmente por fatores genéticos, estado hormonal e reações metabólicas, como estresse oxidativo.

Quais os fatores interferem no crescimento microbiano?

Quatro condições físicas principais influenciam o crescimento de um microrganismo: temperatura, pH, atmosfera gasosa e pressão osmótica.

Quais são os fatores que interferem no crescimento?

Portanto, o processo de crescimento está influenciado por fatores intrínsecos (genéticos) e extrínsecos (ambientais), dentre os quais destacam-se a alimentação, a saúde, a higiene, a habitação e os cuidados gerais com a criança, que atuam acelerando ou retardando esse processo.

Quais fatores interferem no crescimento dos fungos?

  • Fatores que influenciam: Velocidade de dispersão. Fatores climáticos. Distância Percorrida. Barreiras geográficas.
  • Substratos: Nutrientes, Fatores ambientais, Suscetibilidade do. hospedeiro.
  • Propágulo fúngico. (levedura, conídios, fragmento de micélio): Forma. Tamanho.