:

Qual a relação entre a mitocôndria é o cloroplasto?

Qual a relação entre a mitocôndria é o cloroplasto?

Mitocôndrias são as "usinas de energia" da célula, quebrando moléculas de combustível e capturando energia na respiração celular. Cloroplastos são encontrados em plantas e algas. Eles são responsáveis pela captura de energia luminosa para fabricar açúcares na fotossíntese.

Quais as semelhanças e diferenças entre mitocôndrias e cloroplastos?

A semelhança mais óbvia entre as mitocôndrias e os cloroplastos é que eles estão envolvidos na alimentação da célula, pois ambos produzem e armazenam alguma forma de energia. Outra semelhança é que ambos contêm uma certa quantidade de DNA (apesar de a maior parte do DNA ser encontrada no núcleo da célula).

O que é cloroplastos e qual sua função?

Cloroplasto é uma organela celular de formato, geralmente, discoide, que atua no processo de fotossíntese.

Porque as mitocôndrias e os cloroplastos possuem duas membranas?

- As duas organelas possuem o seu próprio sistema de membranas internas e a presença de duas membranas revestindo-as; - Tanto cloroplastos quanto mitocôndrias possuem capacidade de autoduplicação.

O que é a teoria Autogenica?

O modelo autogénico defende que as células eucarióticas surgiram a partir de células procarióticas que desenvolveram sistemas endomembranares a partir de invaginações existentes na membrana plasmática. Trata-se de uma hipótese com pouca aceitação na comunidade científica.

Qual é a função do Cromoplasto?

Os cromoplastos são plastídios especializados na síntese e armazenamento de pigmentos acessórios diferentes da clorofila. ... Eles estão associados com a fotossíntese (servindo de pigmentos auxiliares na captação da luz), senescência de folhas, coloração de flores e maturação de frutos.

Qual a função dos Peroxissomos e Glioxissomos?

Além da função principal, os peroxissomos participam de outros processos de desintoxicação da célula. Entre eles: Quebra dos ácidos graxos em cadeia longa (tóxicos); ... Glioxissomos são peroxissomos especiais encontrados nas células de plantas e sementes em germinação.

Qual o órgão que contém mais mitocôndria?

O número de mitocôndrias varia de uma célula para outra, porém, normalmente, observam-se centenas de mitocôndrias em uma única célula. Um número maior é observado em células que apresentam grande atividade metabólica. Além disso, as mitocôndrias acumulam-se nos locais do citoplasma que possuem maior gasto de energia.

O que é clorofila qual a sua função?

A clorofila é o pigmento que dá coloração verde a alguns tecidos vegetais, em especial aos tecidos das folhas, e ajuda no processo de obtenção de compostos orgânicos (fotossíntese).

Porque as mitocôndrias têm duas membranas?

Elas apresentam duas membranas, uma mais interna e outra mais externa. A membrana mais interna apresenta várias dobras, que formam as cristas mitocondriais. Essas cristas aumentam a superfície da organela, facilitando as reações químicas que nela ocorrem, além de apresentarem enzimas importantes.

Porque a mitocôndria tem uma membrana interna e outra externa?

A membrana externa é uma das partes importantes da mitocôndria. Pois, caso rompa-se, as proteínas presentes no espaço intermembranar correm para o citosol, e, com isso, gera-se a morte da célula. A membrana interna é composta por proteínas, estrutura de transporte transmembranar e por complexos enzimáticos.

O que é a teoria da Endossimbiótica?

Segundo a teoria endossimbiótica, mitocôndrias e cloroplastos eram organismos procariontes que viviam de modo livre. Essas estruturas foram englobadas por células eucariontes, o que resultou em uma relação simbiótica, em que ambos os envolvidos eram beneficiados com a associação.

O que é a teoria endossimbiótica quais as evidências?

A teoria endossimbiótica afirma que mitocôndrias e cloroplastos são organelas que se originaram a partir da interação de um organismo procarionte com um organismo eucarionte. Essa interação provocou uma associação simbiótica estável, ou seja, uma interação em que todos os envolvidos são beneficiados com o processo.

Qual a função dos cromoplastos e Plasmodesmos?

Cromoplastos são plastos, organelas heterogêneas responsáveis pelo armazenamento e síntese de pigmentos em certos organismos eucariontes fotossintetizantes. Pensa-se, que como todos os outros plastos, incluindo cloroplastos e leucoplastos, eles descendam de relações simbióticas com procariotos.

Qual a cor dos cromoplastos?

Os cromoplastos são plastídios que contêm pigmentos do grupo dos carotenoides, que conferem a cor amarela, laranja ou vermelha a algumas plantas.

Qual é a função do Glioxissomos?

Glioxissomos são peroxissomos especiais encontrados nas células de plantas e sementes em germinação. ... Já nas sementes, os efeitos dessas organelas são importantes na transformação de ácidos graxos em substâncias de menor tamanho, que por sua vez serão convertidas em glicose e utilizadas pelo embrião em germinação.

Onde é encontrada a mitocôndria?

As mitocôndrias são organelas celulares encontradas exclusivamente nas células eucariontes. É nelas que ocorre a respiração celular, um processo em que moléculas orgânicas são utilizadas na fabricação de adenosina trifosfato (ATP), que é a principal fonte de energia das células.

Onde se encontra a mitocôndria?

Estrutura da mitocôndria As cristas mitocondriais se projetam para a parte interna da mitocôndria, um espaço central chamado matriz mitocondrial, que é preenchida por uma substância viscosa onde estão enzimas respiratórias que participam do processo de produção de energia.

Qual é a função da clorofila no processo fotossintético?

Isso mostra que a fotossíntese não ocorre em áreas onde a clorofila está ausente, e portanto apoia a teoria de que a presença de clorofila é um requisito para a ocorrência do processo fotossintético. A energia luminosa absorvida pela fotossíntese é armazenada na forma de energia potencial química nos açúcares formados.