:

O que é um rótulo de produto químico?

O que é um rótulo de produto químico?

Neste sentido, a NBR 14725 – Parte 3 descreve que os rótulos de produtos químicos são um conjunto de elementos com informações escritas, impressas ou gráficas, relativas a um produto químico, e deve ser afixada, impressa ou anexada à embalagem que contém o produto.

O que deve conter no rótulo de um produto químico?

Deve conter a identificação do produto, lote, validade, data de fabrico, peso, forma de armazenamento, cuidados de utilização, perigos e riscos. Os rótulos podem ser colocados diretamente na embalagem individual, nos tambores cilíndricos de metal, em contentores ou em outras áreas de armazenamento.

Como identificar um produto químico?

Cada cor indica um risco diferente:
  1. vermelho é inflamabilidade;
  2. azul é risco à saúde;
  3. amarelo é reatividade;
  4. branco indica perigos especiais, como ácido forte, gás asfixiante e produto radioativo.

Como saber se um produto químico é perigoso?

O produto é considerado perigoso pelo sistema GHS se atender ao menos um dos critérios estabelecidos pela Parte 2 da Norma, tais como ”Líquido inflamável”; “Corrosivo/Irritante à pele”; “Tóxico para o ambiente aquático”.

O que é um produto químico perigoso?

Produtos perigosos são produtos que devido às suas características podem representar risco à saúde humana, ao meio ambiente e/ou às propriedades públicas ou privadas. ... Os produtos químicos perigosos podem ser classificados de acordo com a sua classe de perigo (perigo físico, perigo à saúde e/ou perigo ao meio ambiente).

Quem são os produtos de uma reação química?

UMA REAÇÃO QUÍMICA OCORRE QUANDO DUAS OU MAIS SUBSTÂNCIAS SE MISTURAM E FORMAM NOVAS SUBSTÂNCIAS DIFERENTES DELAS. ... TODA REAÇÃO QUÍMICA É FORMADA POR REAGENTES QUE SE MISTURAM E FORMAM PRODUTOS. NESSE CASO O FOGO E O PAPEL SÃO REAGENTES E O PÓ E A FUMAÇA SÃO PRODUTOS.

Quais as informações devem conter os rótulos de produtos perigosos?

Palavra de advertência; Cuidados de utilização do produto; Telefone de emergência do fornecedor; Composição química do produto.

Qual a cor do rótulo de risco dos sólidos inflamáveis que reage com água?

A área em branco é reservada a símbolos ou letras especiais: W - Reage com água de maneira incomum ou perigosa.

Quais informações devem conter os rótulos das embalagens dos alimentos?

Quais informações devem constar nos rótulos e embalagens para alimentos?
  • Descrição do nome. Como o próprio nome diz, descrever o nome do alimento é a primeira informação que precisa conter na embalagem. ...
  • Lista de ingredientes. ...
  • Origem do produto. ...
  • Prazo de validade. ...
  • Conteúdos líquidos. ...
  • Tabela nutricional.

O que são produtos químicos perigosos?

São exemplos de produtos químicos perigosos: agrotóxicos, combustíveis (gasolina, álcool, Diesel, gás liquefeito de petróleo – GLP), ácidos, explosivos, infectantes, alcalinos (soda cáustica). ... É uma ameaça súbita ao bem estar do meio ambiente ou à saúde pública devido à liberação de alguma produto químico perigoso.