:

Qual é o mecanismo de ação da insulina?

Qual é o mecanismo de ação da insulina?

Mecanismo de ação: o efeito da insulina sobre a diminuição da glicose sangüínea deve-se à absorção facilitada de glicose, após a ligação da insulina aos receptores nos músculos e nas células gordurosas e da simultânea inibição da produção de glicose pelo fígado.

Qual a ação da insulina e do glucagon no organismo?

A ação da insulina é antagônica à ação do glucagon. Entretanto, quando os níveis de glicose caem, entra em ação o glucagon, que garante a liberação da glicose que está armazenada no corpo. A insulina garante a redução dos níveis de glicose, enquanto o glucagon garante o aumento de glicose no organismo.

Como a insulina entra na célula?

A ação da insulina na célula inicia-se pela sua ligação ao receptor de membrana plasmática. Este receptor está presente em praticamente todos os tecidos dos mamíferos, mas suas concentrações variam desde 40 receptores nos eritrócitos circulantes até mais de 200.000 nas células adiposas e hepáticas.

O que acontece quando a insulina e liberada?

A insulina é produzida nas células beta e, normalmente, é liberada no corpo em situações em que os níveis de glicose no sangue estão elevados, como após uma refeição. Sendo assim, a secreção de insulina depende dos níveis de glicose sanguínea.

Qual a função da insulina e descreva seu mecanismo de ação a nível celular?

A insulina é um hormônio secretado pelas células β das ilhotas de Langerhans do pâncreas. A função primordial da insulina é transportar glicose para dentro das células, a qual será usada para produção de energia. Com isso, também a insulina é fundamental para o controle do nível da glicemia sanguínea.

Como é a ação da insulina NPH?

Seu principal objetivo é a manutenção da glicemia estável no período entre as refeições. A insulina NPH é a única representante das insulinas lentas. Ela começa a agir em 1 a 2 horas, tem seu pico de ação em 5 a 7 horas e duração de ação de 13 a 18 horas.

Qual a diferença do glucagon e da insulina?

O Glucagon é um hormônio produzido pelo corpo (pelas células alfa do pâncreas) que tem um efeito oposto ao da insulina (produzido pelas células beta do pâncreas), ou seja, aumenta o açúcar no sangue.

Qual é a função do glucagon?

Glucagon é indicado no tratamento de reações hipoglicêmicas graves que podem ocorrer em crianças e adultos portadores de diabetes mellitus tratados com insulina.

Como a insulina age nas Atpases?

Na vasculatura periférica, a insulina causa aumento rápido e dose-dependente da produção de óxido nítrico (NO) pelas células endoteliais (36), além de estimular a Na-K-ATPase, causando hiperpolarização de células musculares lisas, redução de cálcio intra-celular e daí relaxamento destas células (37).

Onde é liberado a insulina?

É um hormônio secretado pelo pâncreas que controla o nível de glicose no sangue. A insulina funciona como uma chave para a glicose entrar nas células e ser utilizada como fonte de energia.

Por que a insulina engorda?

Conforme já citamos nesse artigo, a resistência à insulina provoca o aumento do peso. Isso porque a insulina não consegue mais fazer com que as células absorvam a glicose dos alimentos, logo, para que essa glicose não fique muito alta no sangue a insulina transforma essa glicose em gordura e armazena no seu corpo.

Como a insulina age na Atpases?

Com o estímulo da insulina, a Akt fosforila e inativa a GSK-3, o que diminui a taxa de fosforilação da enzima glicogênio sintetase e aumenta sua atividade (Figura 4). O mesmo hormônio, pela via PI3-K, também ativa a proteína fosfatase 1, que defosforila a glicogênio sintetase diretamente.

Qual a função da insulina no organismo animal?

A insulina atua na síntese de glicogênio no fígado e nos músculos, reduzindo a quantidade de glicose no sangue. Esse hormônio age também no crescimento e diferenciação celular.

Qual o tempo de ação da insulina NPH?

A insulina NPH (neutral protamine Hagedorn) tem duração de ação intermediária (pico em 6 a 12h e duração usual 16 a 20h) e por esse motivo é utilizada 1 ou 2 vezes por dia (noite/antes do desjejum) para manter níveis basais de insulina.

O que são insulina e glucagon?

Tanto a insulina quanto o glucagon são hormônios produzidos pelo pâncreas. O pâncreas é uma glândula composta por dois tipos de tecido: os ácinos e as ilhotas de Langerhans. As ilhotas são constituídas por vários tipos celulares.

Onde o glucagon age?

O glucagon atua principalmente no fígado, pois a ação da insulina após as refeições promove a síntese de glicogênio a partir da glicose que entra no fígado.

Quando o corpo produz glucagon?

O glucagon funciona como uma hormona oposta à insulina. Sempre que a glicose está diminuída no corpo (alturas de jejum), a produção de glucagon aumenta. Isto quer dizer que, neste período, o principal estímulo de produção de glucagon é a hipoglicemia (quantidade baixa de açúcar no sangue).

Como a insulina age nas células alvo?

A ação da insulina na célula inicia-se pela sua ligação ao receptor de membrana plasmática, ligação que ocorre com alta especificidade e afinidade, provocando mudanças conformacionais que desencadeiam reações modificadoras do metabolismo da célula-alvo, constituindo assim uma resposta celular.

Qual é o mecanismo fisiopatológico que leva à resistência à insulina?

A fisiopatologia da resistência insulínica é explicada por uma redução da ação da insulina nos tecidos periféricos, resultando em aumento compensatório da secreção de insulina.