:

Onde fica a escápula bovina?

Onde fica a escápula bovina?

No bovino, a escápula é o único osso que compõe a cintura escapular, responsável por unir o membro torácico ao tronco animal (GODINHO; CARDOSO; NASCIMENTO, 1985). Possui largura e comprimento consideravelmente maiores que espessura e, por isso, é classificada como um osso plano (LIEBICH; MAIERL; KÖNIG, 2016).

Quais são os músculos que se inserem na escápula?

Os principais músculos que inserem (distal ou proximalmente) na escápula são:
  • músculo peitoral menor (processo coracoide)
  • músculo subescapular (fossa supescapular)
  • músculo infraespinhal e músculo supraespinhal.
  • músculo romboide maior e músculo romboide menor (borda medial posterior)

Qual a diferença da escápula do cão para as outras espécies?

A face medial da escápula não possui diferenças significativas em relação à do cão, possuindo a fossa subescapular, a face serrátil e distalmente a cavidade glenoidal, onde ocorre a junção com o úmero. BRAÇO Formado por um único osso longo, o úmero. ... Ulna Sem grandes diferenças em relação ao cão.

Para que serve a fossa radial?

A fossa radial é uma depressão rugosa, na porção cranial do osso úmero, localizada acima da tróclea do úmero. A fossa do olecrano, situada na porção caudal, abriga parte do osso ulna. Estas fossas comunicam-se através do forame supracondilar, bem desenvolvido em carnívoros.

O que é a região escapular?

A escápula, também conhecida como omoplata, é um osso achatado e triangular, localizado na parte superior das costas, que tem a função de estabilizar e auxiliar a movimentação dos ombros.

O que é retração da escápula?

É o movimento de uma parte do corpo na direção posterior, isto é, sendo puxada para trás. O que é retração? É o movimento de uma parte do corpo na direção posterior, isto é, sendo puxada para trás. Possibilitada pelos músculos romboides maior e menor e trapézio principalmente suas fibras mediais.

Que tipo de osso e a escápula?

A escápula, também conhecida como omoplata, é um osso achatado e triangular, localizado na parte superior das costas, que tem a função de estabilizar e auxiliar a movimentação dos ombros.

Quais animais têm clavícula?

As aves e primatas, por exemplo, possuem clavícula enquanto os gatos apresentam apenas uma clavícula rudimentar e os ruminantes, equinos, cachorros e suínos não possuem clavícula.

Onde se localiza a fossa radial?

A fossa radial é uma depressão rugosa, na porção cranial do osso úmero, localizada acima da tróclea do úmero. A fossa do olecrano, situada na porção caudal, abriga parte do osso ulna.

Qual a função do ligamento colateral radial?

O ligamento colateral radial é pouco distinguido da cápsula articular. ... Sua principal função é estabilizadora aos esforços em varo da articulação úmero-radial. O ligamento colateral lateral ulnar origina-se na porção média do epicôndilo lateral e insere-se no tubérculo da crista dos músculos supinadores da ulna.

Onde fica a região omoplata?

A escápula, também conhecida como omoplata, é um osso achatado e triangular, localizado na parte superior das costas, que tem a função de estabilizar e auxiliar a movimentação dos ombros.

Qual faz parte da cintura escapular?

A cintura escapular é composta de duas clavículas e duas escápulas ligadas entre si por ligamentos. Trata-se de uma estrutura que sofreu adaptações à bipedia dos hominídeos, o qual as escápulas não estão mais conectadas entre si.

O que é retração Protração?

Protração é um termo anatômico usado para descrever a ação de desenhar as omoplatas anteriormente e ligeiramente separadas. ... O oposto da retração, que envolve trazer as omoplatas para trás e juntas, a protração é possibilitada por múltiplos grupos musculares na parte superior do corpo.

Quais músculos utilizados na retração da escápula?

Retração da escápula (adução)
  • Trapézio.
  • Rombóides maior e menor.
  • Latíssimo do dorso.

Que tipo de osso e a clavícula?

É palpável em toda a sua extensão, e classificada como osso longo, porém sem cavidade medular (medula óssea), consistindo de osso esponjoso (trabecular) com revestimento de osso compacto.

O que é um osso sesamóide?

Os sesamoides são pequenos ossos acessórios localizados nos tendões e nos músculos, cuja função é facilitar a movimentação fisiológica do tendão, apesar de, em alguns casos, causar doenças( 1.

Quais animais possuem Acromio?

Os Bovinos e alguns outros animais possuem o Processo Acromial, que é uma extensão da espinha da escápula, formando em sua extremidade distal uma protuberância.

Quais são os tipos de animais domésticos?

Isso quer dizer que na lista de animais domésticos entram cavalos, ovelhas, gados, cães, patos, galinhas, gatos, porcos, hamsters, abelhas e outros. Alguns bichos também estão em processo de domesticação, como no caso das cobras e sapos.

Onde fica a fossa coronóide?

Fossa Coronoide: estrutura que articula a porção anterior do úmero com a ulna; Capítulo: acidente responsável por uma correta relação do úmero com o rádio, o outro osso do antebraço; e.

Onde está localizado o Epicondilo lateral?

A borda do lado de fora do cotovelo é chamada de epicôndilo lateral e a interna de epicôndilo medial. Os músculos do antebraço que se estendem do punho estão ligados a estas protuberâncias ósseas pelos seus tendões. A epicondilite lateral ou “tendinite do tenista” é a principal causa de dor na região do cotovelo.