:

Qual a função das sequências de DNA repetitivos?

Qual a função das sequências de DNA repetitivos?

1.1 Sequências repetitivas DNAs repetitivos são sequências de DNA que se repetem diversas vezes, constituindo grandes frações do genoma eucarioto. Em plantas e anfíbios, podem representar até 80% do genoma (LEWIN, 2014) e 50% ou mais do genoma humano (THE GENOME INTERNATIONAL SEQUENCING CONSORTIUM, 2001).

O que são DNA altamente repetitivo?

Atualmente, o termo DNA satélite é usado para descrever a fração do genoma altamente repetitiva, i.e., seqüências de DNA que se repetem milhares ou milhões de vezes.

O que é DNA de cópia única?

DNA cópia única ou DNA não repetitivo É o responsável pela codificação dos genes, que são sequências ordenadas de nucleotídeos localizadas em posições particulares em um cromossomo específico que codificam produtos funcionais específicos (Proteínas e RNAs).

O que é repetição em tandem?

Repetições em Tandem: repetições no mesmo sentido (nas quais o início de uma repetição ocorre imediatamente adjacente ao final de outra). Ex.: AGTCAGTCAGTC... Podem ser: satélites, minissatélites ou microssatélites. As diferenças estão nos tamanhos das sequências repetitivas e na sua localização.

Quais as categorias de DNA repetitivo?

O DNA repetitivo compõe grandes frações do genoma sendo representado por elementos transponíveis, DNA satélite, minissatélites e microssatélites.

O que significa valor C qual o seu paradoxo?

O paradoxo do valor C ou enigma do valor C é um termo usado para descrever o complexo puzzle que rodeia a variação extensiva no tamanho do genoma nuclear entre espécies eucariontes.

O que é o polimorfismo do DNA?

Os polimorfismos são variações genéticas que aparecem como consequências de mutações, podendo ter diferentes classificações dependendo da mutação original. A categoria mais básica de polimorfismo é originada a partir de uma simples mutação, quando ocorre uma troca de um nucleotídeo por outro.

O que são sequências line e SINE?

LINEs contem duas enzimas necessárias para transcrição reversa e reintegração ao genoma, chamadas respectivamente de transcriptase reversa e integrase. SINEs, não contém os genes de tais enzimas dependendo dos LINEs para sua propagação..

O que é Vntr e STR?

Os VNTRs (Variable Number of Tandem Repeats) ou minissatélites e os STRs (Short Tandem Repeats) ou microssatélites são regiões de repetições seqüenciais no genoma humano altamente polimórficas.

O que é PCR STR?

PCR (Polymerase Chain Reaction) que estuda os locus (loci) STR (Short Tandem Repeat) pela amplificação destes.

Quais os tipos de genes encontrados no DNA mitocondrial?

O DNA mitocondrial (mtDNA) é caracterizado por um cromossomo circular, em contraste ao material genético linear presente no núcleo, e encontra-se alocado na matriz mitocondrial. Este genoma é formado por uma fita dupla de DNA em formato de hélice, e contém 37 genes, formados a partir de 16.569 pares de bases.

Qual é o elemento genético móvel que possui duas sequências repetidas invertidas e o gene da enzima Transposase?

Têm um comprimento que varia entre 7 pares de bases e são constituídas por genes que codificam a enzima transposase, capaz de promover o processo de transposição, ladeada por duas sequências idênticas e invertidas designadas por “inverted repeats” (IR).

O que é o valor de C de um organismo?

O termo valor C refere-se à quantidade de ADN contida dentro de um núcleo haplóide de um organismo eucarionte Em alguns casos (especialmente em organismos diplóides), os termos valor C e tamanho do genoma são usados de maneira igual, no entanto, em poliplóides o valor C pode representar dois genomas contidos num mesmo ...

O que é paradoxo é um exemplo?

É uma declaração aparentemente verdadeira, mas que leva a uma contradição lógica ou que contradiz a intuição comum. Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso".

O que é snips?

Os polimorfismos de nucleotídeo único, chamados de SNPs (pronuncia-se "snips"), são o tipo de variação genética mais comum entre pessoas. Cada SNP representa uma diferença em um único nucleotídeo.

O que é polimorfismo exemplo?

Recapitulando: o principal conceito do polimorfismo é a propriedade de duas ou mais classes derivadas (Macaco, Homem e Baleia) de uma mesma superclasse (Mamifero) responderem a mesma mensagem (locomoverSe()), cada uma de uma forma diferente (pulando de galho em galho, andando e nadando, respectivamente).

O que são elementos transponíveis?

Os elementos transponíveis foram definidos como sequências de DNA que se movem de um local para outro no genoma, e frequentemente se duplicam no processo (Wessler, 2006). Eles podem ser classificados de duas formas (Capy, et al.. 1998).

O que são transposons e para que servem?

Muito mais comuns são os transposons, sequências de DNA também conhecidas como “genes saltadores”, porque eles podem realocar ou introduzir cópias de si mesmos em um local diferente no genoma.

Qual a diferença entre marcadores minissatélite e Microssatelite?

A diferença entre eles é o tamanho da sequência que se repete, sendo que nos microssatélites essa estrutura é menor, pois possuem repetições constituídas de 2 a 9 pares de bases, e o minissatélite, de 10 a 64 pares de bases.

Qual a diferença entre os marcadores STR e Vntr?

VNTR é um tipo de DNA minissatélite enquanto que STR é um tipo de DNA microssatélite. o principal diferença entre VNTR e STR é que a unidade repetitiva do VNTR é 10-60 pares de bases, enquanto a unidade repetitiva do STR é de 2-6 pares de bases.