:

Como proteger o complexo dentino pulpar?

Como proteger o complexo dentino pulpar?

As proteções do complexo dentino/pulpar consistem da aplicação de um ou mais agentes protetores, tanto em tecido dentinário quanto sobre a polpa que sofreu exposição, a fim de manter ou recuperar a vitalidade desses órgãos.

Quais são as causas de injúria do complexo dentino pulpar?

A polpa proporciona nutrição á dentina através dos prolongamentos odontoblásticos, os quais conduzem os elementos nutritivos encontrados no líquido tecidual. Quando a polpa é sujeita a injuria ou irritações mecânicas, térmicas, químicas ou bacterianas, desencadeia uma reação efetiva de defesa.

Quais são os principais agentes agressores do complexo dentino pulpar?

As alterações do complexo dentino-pulpar frente aos diferentes agentes agressores (microbianos, químicos, físicos e outros), determinam graus variados de respostas. A polpa dentária tenta promover o bloqueio a essas agressões por meio de respostas como: esclerose dentinária, dentina terciária e inflamação pulpar.

Quais são os fatores que orientam as estratégias de proteção do complexo dentino pulpar?

A proteção do complexo dentino pulpar depende de vários fatores, dentre eles, a idade do paciente, a condição pulpar prévia e a profundidade da lesão cariosa ou mesmo do preparo cavitário.

Qual o tempo de vida dos Odontoblastos?

Os odontoblastos surgem nos locais onde ocorre o desenvolvimento do dente durante 17-18 semanas de vida intra-uterina e encontram se presentes até a morte do indivíduo exceto se forem mortos antes por bactérias, agressões químicas, ou indiretamente de outras formas (por exemplo quando aspirados para dentro dos túbulos ...

O que agride a polpa?

Se a cárie dental não for tratada, as bactérias ali presentes agridem o tecido pulpar via túbulos dentinários. Em casos de periodontopatias, como, por exemplo, em abscessos periodontais, as bactérias poderão agredir a polpa dental através das vias de intercomunicação polpa/periodonto.

Quais tipos de agressão O complexo dentino-pulpar pode sofrer?

Três mecanismos de defesa são reconhecidamente utilizados pelo complexo dentino-pulpar frente a agressões, sejam elas de origem mecânica, química, térmica ou biológica: (1) inflamação e resposta humoral; (2) deposição de dentina intratubular; e (3) deposição de dentina terciária (Figuras 2 e 3).

Quais dos materiais abaixo são considerados e utilizados como materiais de proteção do complexo dentino pulpar?

Normalmente os materiais à base de hidróxido de cálcio, mais peculiarmente os cimentos de hidróxido de cálcio, têm sido considerados como principal escolha para a pro- teção do complexo dentinopulpar, especialmente em cavidades profundas.