:

O que é microangiopatia degenerativa?

O que é microangiopatia degenerativa?

A microangiopatia acontece principalmente devido ao envelhecimento, em que há obstrução da microvascularização do cérebro, resultando na formação de pequenas cicatrizes que são visualizadas através da ressonância magnética como pequenos pontos brancos no cérebro.

O que é gliose degenerativa?

Gliose ou microangiopatia são os termos usados para descrever as pequenas manchas brancas na substância branca do nosso cérebro, que podem ocorrer em alguns indivíduos, sobretudo naqueles com histórico de doenças crônicas, como doença renal, hipertensão, diabetes, doenças cardíacas, ou aqueles que tenham sido ...

O que é microangiopatia degenerativa da substância branca?

Microangiopatia, também conhecida como leucoaraiose, é um conjunto de achados sugestivos de lesões isquêmicas na substância branca cerebral, mais comumente encontrados em pacientes diabéticos e/ou hipertensos, e, caso haja comprometimento extenso, pode cursar com dano cognitivo que costuma se manifestar mais ...

Como tratar microangiopatia cerebral?

A microangiopatia não tem tratamento específico, o que podemos tratar é a causa base e prevenir complicações. No caso da microangiopatia diabética o controle rigoroso da doença e acompanhamento de perto leva a uma melhora dos sintomas e estabilização do problema. Procure um cirurgião vascular e faça uma avaliação.

O que é focos de gliose cerebral?

Gliose é uma alteração da substância branca do cérebro evidenciada na ressonância magnética por lesões hiperintensas (esbranquiçadas) nas sequências FLAIR, geralmente proveniente de microangiopatia cerebral (doença de pequenos vasos do cérebro).

O que quer dizer leucoaraiose?

As lesões da substância branca cerebral ou leucoaraiose são um achado neurorradiológico comum na população idosa e principalmente nos indivíduos com fatores de risco cardiovasculares, tais como: hipertensão arterial, diabete mellitus e dislipidemia, existindo atualmente evidência crescente da sua associação com doença ...

O que causa a leucoaraiose?

O mecanismo de produção mais reconhecido atualmente, quanto à causa da leucoaraiose, é a isquemia crônica por afetação das artérias perfurantes. A hipertensão arterial e outras patologias que afetam o fluxo sanguíneo e o oxigênio aportados ao cérebro parecem estar estreitamente relacionadas à Leucoaraiose grave.

Quais os sintomas de gliose no cérebro?

Os pacientes podem evoluir com sintomas depressivos e ansiosos (crônicos), irritabilidade, intolerância, com algum grau de impulsividade.