:

O que é colecistite crônica Litiasica?

O que é colecistite crônica Litiasica?

Colecistopatia litiásica significa que você possui um problema na vesícula relacionado à presença de pedra, que pode ser única ou várias. Na grande maioria dos casos há indicação de cirurgia, por laparoscopia.

O que quer dizer Colecistopatia Litiasica?

caracterizada pelo acúmulo de pedras (cálculos biliares) na vesícula biliar ou nos dutos biliares. Isso acontece devido a um desequilíbrio na concentração das substâncias que compõem a bile, líquido digestivo produzido pelo fígado e armazenado na vesícula.

O que é colecistite Acalculosa?

Colecistite aguda acalculosa é uma inflamação aguda da vesícula biliar, na ausência de cálculos. Representa de 4% a 8% dos casos de colecistite aguda e, ao contrário da colecistite calculosa, é mais comum em homens, em numa proporção de 1,5:11.

O que é uma inflamação na vesícula?

A colecistite consiste em uma inflamação da vesícula biliar, geralmente decorrente da obstrução do duto cístico provocada por um cálculo. Normalmente, as pessoas sentem dor abdominal, febre e náuseas. A ultrassonografia geralmente pode detectar sinais de inflamação na vesícula biliar.

Qual o tratamento para Colecistopatia Calculosa?

O tratamento é cirúrgico na maioria dos casos e a escolha é pela cirurgia vídeo-laparoscópica. As complicações ocorrem quando os cálculos migram para o ducto cístico podendo levar a colecistite aguda, que pode evoluir, se não operada, para empiema/pus, gangrena e perfuração.

O que pode causar colecistite crônica?

A colecistite crônica parece ser causada por pequenos episódios de inflamação da vesícula biliar, que acontecem várias vezes, ao longo do tempo. Como consequência dessas crises repetidas, a vesícula pode sofrer alterações, se tornando menor e com paredes mais espessas.

Como detectar colecistite?

O diagnóstico definitivo de colecistite é estabelecido por exame de imagem a partir da suspeita clínica. O exame de imagem de primeira escolha é a ultrassonografia de abdome, sendo a cintilografia hepatobiliar a alternativa de preferência.

Quando a vesícula está inflamada pode operar?

A cirurgia para retirar a vesícula biliar, tecnicamente chamada de colecistectomia, está indicada no caso de vesícula inflamada, pedras na vesícula ou no caso de câncer.

Quais os sintomas de infecção na vesícula?

Sintomas de vesícula inflamada
  • Dor aguda no lado direito do abdome.
  • Febre quase sempre baixa, em torno de 38ºC.
  • Sensação de náuseas.
  • Vômitos frequentes.
  • Icterícia, que é a coloração amarelada da pele e da esclera (parte branca dos olhos)
  • Emagrecimento.

O que é bom para desinflamar a vesícula?

Desta forma, alguns remédios caseiros para eliminar pequenas pedras na vesícula são:
  1. Suco de rabanete preto. ...
  2. Chá de dente-de-leão. ...
  3. Alcachofra. ...
  4. Óleo de hortelã-pimenta. ...
  5. Cardo mariano. ...
  6. Açafrão-da-índia.

O que é sinais de Colecistopatia Calculosa?

Nos casos como sintomas, eles são: dor abdominal, geralmente no quadrante superior direito, podendo ser em cólica e pós alimentar (a chamada cólica biliar). Má digestão, principalmente de alimentos gordurosos e frituras. Náuseas, vômitos, icterícia e febre podem ocorrer nas complicações.