:

O que é Hipoatenuação da substância branca Periventricular?

O que é Hipoatenuação da substância branca Periventricular?

significa edema transependimário. coerente com alargamento de sulcos e dilataçao do sistema ventricular. há que investigar hipertensão intracraniana. primeiro passo, verificar funcionamento correto da dvp.

O que quer dizer substância branca Periventricular?

Doença da substância branca é uma desordem progressiva causada por um declínio em uma parte dos nervos (substância branca) que conectam diferentes áreas do cérebro entre si e que mandam informações para a medula. Esta desordem pode resultar em desequilíbrio e falta de mobilidade em idades avançadas.

O que é Hipoatenuante na tomografia?

Hipoatenuantes para atenuações menores do que o tecido considerado padrão e hiperatenuante para atenuações maiores que o tecido padrão (geralmente o órgão que contém a lesão é considerado o tecido padrão, ou quando isto não se aplica, o centro da janela é considerado isoatenuante).

O que é Hipoatenuação cortical?

Rdução volumetrica da substancia branca dos hemisférios cerebrais com extensas alteracoes peripendimarias de anormalidades de sinal vistas ao redor dos ventriculos laterais com pequenas zonas de encefalomalacia.

O que é substância branca e cinzenta do sistema nervoso?

Substância branca e cinzenta A camada mais externa do encéfalo tem cor cinzenta e é formada principalmente por corpos celulares de neurônios. Já a região encefálica mais interna tem a cor branca e é constituída principalmente por fibras nervosas (dendritos e axônios).

O que pode causar Leucomalácia Periventricular?

A causa de leucomalácia é uma hipóxia que tende a provocar lesões mais generalizadas nos fetos mais novos e localizadas em fetos mais velhos. Essa hipóxia parece decorrer das altas demandas provocadas pela proliferação da glia e uma imaturidade vascular.

O que significa leucoencefalopatia Periventricular?

Leucomalacia periventricular (LPV) é uma forma de lesão cerebral, caracterizado por a necrose (mais frequentemente coagulação) da substancia branca perto dos ventrículos laterais. Ela pode afetar recém-nascidos e (menos comumente) fetos. Crianças prematuras estão em maior risco da doença.