:

Como é feita a radiografia de cavum?

Como é feita a radiografia de cavum?

Para a realização do Raio-X de Adenóides ou Cavum (Lateral + Hirtz), o paciente deita na maca ou fica de pé contra uma superfície, posicionamento orientado pelo técnico. O técnico irá captar as imagens da região da face, pedindo que o paciente abra e feche a boca em alguns momentos.

Onde se localiza o cavum?

Cavum é a parte que fica entre o nariz e a garganta. É uma parte de nosso trato respiratório. A adenóide é uma estrutura, mais observada em crianças, que quando aumentada pode causar roncos e apnéias, e fica localizada no cavum.

Quais as indicações para cavum?

A radiografia de cavum, ainda é o exame por imagem mais usado para a avaliação do tamanho da adenoide. Está indicado para a avaliação de crianças com suspeita de hipertrofia adenoideana, congestão nasal, roncos, respiração bucal.

O que é a nasofaringe?

A nasofaringe é a parte mais alta das vias aéreas, situada logo atrás do nariz e acima do palato mole. A nasofaringe serve de passagem a partir do nariz à garganta, para o ar até a traqueia, brônquios e pulmões.

O que é redução da coluna aérea do Cavum?

Pode sugerir um aumento das tonsilas faríngeas - adenóides - que uma vez ocupando parte da passagem posterior entre o nariz e a garganta (= cavum), reduziram o espaço que o ar terá para passar (=redução da coluna aérea).

Onde se localiza a adenoide?

Adenoide é o nome de dois pequenos conglomerados de tecido linfoide, que se localizam na rinofaringe, região situada atrás das cavidades nasais e acima do palato mole (céu da boca). Adenoide não é o nome de uma doença.

Qual a rotina radiográfica usada para cavum?

A ressonância magnética (RM) permite uma melhor caracterização das alterações dos tecidos moles da região do cavum faríngeo, sem recorrer ao uso de radiação ionizante.

Qual é a função da nasofaringe?

A nasofaringe é a parte mais alta das vias aéreas, situada logo atrás do nariz e acima do palato mole. A nasofaringe serve de passagem a partir do nariz à garganta, para o ar até a traqueia, brônquios e pulmões.

Como é o câncer de nasofaringe?

Cânceres nasofaríngeos são cânceres que se originam na parte posterior da passagem nasal, desde acima do palato mole até à parte superior da garganta. As pessoas geralmente desenvolvem caroços em seus pescoços ou podem ter uma sensação de entupimento ou de dor nos ouvidos e podem ter perda auditiva.

O que quer dizer hipertrofia de adenóides?

Hipertrofia da adenoide (carne esponjosa) Os problemas com as adenoides surgem quando estas crescem demais e passam a obstruir a passagem de ar pela cavidade nasal. As adenoides grandes são conhecidas popularmente como “carne esponjosa”. O termo médico correto é hipertrofia das adenoides.