Qual a correlação entre claritromicina e azitromicina?
Qual a correlação entre claritromicina e azitromicina?
A azitromicina difere da eritromicina e da claritromicina por ter maior atividade contra bactérias gram-negativas, em particular H. influenzae. Entretanto, a maioria das enterobactérias são intrinsecamente resistentes, porque não conseguem penetrar na membrana externa efetivamente.
Qual o mecanismo de ação da claritromicina?
A claritromicina exerce sua ação antibacteriana através de sua ligação às subunidades ribossômicas 50S dos agentes patogênicos suscetíveis, suprimindo-lhes a síntese proteica. A claritromicina apresenta excelente atividade in vitro tanto contra cepas padronizadas de bactérias quanto de bactérias isoladas na clínica.
Qual é a classe da azitromicina?
A azitromicina é o primeiro antibiótico da classe denominada quimicamente como “azalídeos”. Os membros desta classe de droga são derivados da classe dos macrolídeos, através da inser- ção de um átomo de nitrogênio no anel lactônico da eritromicina A.
Quais vantagens e desvantagens da eritromicina em relação a claritromicina e azitromicina?
Azitromicina tem, comparativamente à eritromicina, maior atividade contra microrganismos gram-negativos e menor contra gram-positivos. Apresenta resistência cruzada com eritromicina. Tem indicação em doenças sexualmente transmissíveis induzidas por Chlamydia trachomatis (uretrite e cervicite)2.
Qual a correlação entre claritromicina e azitromicina qual seu mecanismo de ação são bactericidas ou Bacteriostáticos?
Diversos congêneres semissintéticos foram produzidos, mas somente azitromicina e claritromicina têm uso clínico corrente. Sua ação pode ser bacteriostática ou bactericida, dependendo de concentrações, tamanho do inóculo e micro-organismos infectantes.
Qual o mecanismo de ação do Metronidazol?
Mecanismo de Ação: O produto da redução do metronidazol tem propriedades citotóxicas (de vida curta), interage com o DNA, inibindo a síntese do ácido nucléico, causando a morte da célula.
Qual é a farmacocinética e farmacodinâmica do medicamento azitromicina?
A azitromicina é ativa contra um grande número de bactérias Gram-positivas e Gram-negativas. A produção de beta-lactamases não tem efeito sobre a atividade antibacteriana da azitromicina. FARMACOCINÉTICA Atinge concentração plasmática máxima, de 0,4 µg/ml em duas a três horas, após uma dose de 500 mg.
O que é a clindamicina?
A clindamicina é um antibiótico indicado no tratamento de diversas infecções causadas por bactérias, do trato respiratório superior e inferior, da pele e partes moles, da região inferior do abdômen e trato genital feminino, dos dentes, ossos e articulações e mesmo em casos de sepse bacteriana.
Qual o mecanismo de ação dos antibióticos bactericidas e Bacteriostáticos?
Bactericidas são aqueles capazes de matar ou lesar irreversivelmente as bactérias. Bacteriostáticos são os que inibem o crescimento e a reprodução bacteriana sem provocar sua morte imediata, sendo reversível o efeito, uma vez retirada a droga.
Por que os macrolídeos são Bacteriostáticos Enquanto alguns antibióticos como as quinolonas e os aminoglicosídeos são bactericidas?
Os macrolídeos são agentes bacteriostáticos, que atuam pela ligação com o RNA ribossomal 23S da subunidade 50S, interferindo na elongação da cadeia peptídica durante a translação e bloqueando a biossíntese de proteínas bacterianas.
Qual a classe terapêutica do metronidazol?
443-48-1
Metronidazol/Número CAS