Quais as reações adversas do lítio?
Quais as reações adversas do lítio?
Diarreia, vômitos, sonolência, fraqueza muscular e falta de coordenação podem ser os primeiros sinais de intoxicação de lítio, e podem ocorrer em concentrações de lítio abaixo de 2,0 mEq/L. Em concentrações mais elevadas podem ocorrer vertigem, ataxia, visão turva, zumbido aumento do débito urinário.
Quanto tempo dura o efeito colateral do lítio?
o litio é um excelente medicamento e seus efeitos terapeuticos podem demorar até 6 semanas para serem vistos. Os efeitos colaterais são mais intensos no começo e incluem tremores finos, alteraçoes intestinais, tonturas e nauseas. Eles tendem a melhora apos as 2 primeiras semanas.
Quais os efeitos colaterais Carbolitium?
Sistema nervoso: depressão; euforia; fadiga; pseudotumor cerebral (aumento de pressão intracraniana com edema de papila); neuropatia periférica; Cardiovascular: prolongamento do intervalo QT no eletrocardiograma; Pele: alopecia; pele seca; palidez e frio nas extremidades.
O que causa intoxicação por lítio?
Os fatores que contribuem para a intoxicação por Li incluem insuficiência renal (IR), alterações eletrolíticas e depleção volêmica. Os idosos são particularmente propensos à toxicidade, sobretudo quando tratados de forma concomitante com diuréticos de alça ou inibidores da enzima conversora da angiotensina (Eca).
Qual é o melhor horário para tomar o carbonato de lítio?
Não há qualquer impeditivo para o uso de 2cp de 300mg à noite ou até doses maiores. Geralmente, a maior dose é concentrada à noite para redução dos efeitos colaterais, entre eles a sonolência diurna.
É possível emagrecer tomando lítio?
Relatos de usuárias. No entanto, muitas pessoas contam que o tratamento com lítio engorda sim, uma vez que o medicamento pode aumentar o apetite ao tratar transtornos ligados à depressão, por isso ter uma rotina saudável baseada em uma alimentação equilibrada é tão importante.
Quem toma carbonato de lítio engorda?
Sim, ganho de peso é um dos efeitos colaterais do carbonato de lítio.
Como age o carbonato de lítio?
O Carbonato de Lítio diminui a reabsorção de sódio nos túbulos renais podendo levar à depleção do sódio. Portanto, é essencial que o paciente mantenha uma dieta normal, incluindo a ingestão de sal e adequada ingestão líquida (2-3 l/dia) pelo menos durante o período de estabilização do tratamento.
Quais são as reações do Carbolitium?
O Carbolitium® (carbonato de lítio) pode causar tontura e sonolência e assim prejudicar a realização de atividades que requerem alerta. Operadores de máquinas devem ser orientados quanto aos efeitos do lítio e alteração de consciência.
O que fazer em caso de intoxicação por lítio?
Deve-se neste caso suspender a medicação, tomar grandes quantidades de água e ingerir alguma quantidade de cloreto de sódio na comida. Não se deve interromper o lítio de forma abrupta e total, exceto nos casos de intoxicação grave, pois há risco de desencadeamento de um episódio maníaco pela suspensão repentina4.
Como desintoxicar do lítio?
A hemodiálise está indicada para casos graves, pois é capaz de aumentar a eliminação do lítio. As indicações mais bem estabelecidas são nos pacientes com quadro clínico crítico (arritmias, convulsão e coma), insuficiência renal e níveis elevados de litemia (em geral maiores que 3,5 mEq/L).