:

Como fazer Pulpectomia em dentes decíduos?

Como fazer Pulpectomia em dentes decíduos?

A técnica padrão para pulpectomia em dentes decíduos preconizada pela Academia Americana de Odontopediatria (AAPD,2001) consiste em: Remoção do tecido cariado; Acesso a câmara pulpar; Remoção da polpa coronária; Identificação dos canais radiculares; Instrumentação; Irrigação; Tratamento dos canais; Medicamentos ( ...

Quando fazer pulpotomia em dentes decíduos?

Indicação
  1. lesão de cárie extensa.
  2. exposição pulpar (trauma, por exemplo)
  3. dente livre de pulpite radicular.
  4. ausência de dor espontânea persistente.
  5. hemorragia no local da amputação (vermelho vivo)
  6. presença de pelo menos 2/3 do comprimento radicular.
  7. ausência de abscesso, fístula, mobilidade, reabsorção interna.

O que é pulpotomia em dente decíduo?

Introdução: A pulpotomia em dentes decíduos é uma técnica conservadora de terapia pulpar amplamente utilizada em Odontopediatria, sendo de fundamental importância para evitar a perda prematura desses dentes, quer seja por alterações provocadas pela cárie dentária ou traumatismo dentário.

Como se faz uma pulpotomia?

Protocolo clínico para Pulpotomia
  1. Anestesia;
  2. Isolamento absoluto;
  3. Remoção da dentina cariada;
  4. Remoção do teto da camâra pulpar;
  5. Excisão da polpa coronária com curetas afiadas ou broca esférica lisa. ...
  6. Lavagem abundante da ferida cirurgica (água destilada, soro fisiológico ou detergente específico);

Qual produto usado para irrigação do canal radicular em dentes decíduos?

Irrigação com Soro Fisiológico 9. Irrigação final com hipoclorito de sódio a 2,5%; 10. Secagem com cones de papel absorvente com diâmetro e comprimento compatíveis a lima final que foi utilizada; 11. Obturação dos canais radiculares; 12.

Como é feito o capeamento pulpar?

Capeamento pulpar direto Radiograficamente, não deve haver patologias externas e reabsorção radicular interna13. A técnica consiste na aplicação de uma material base sobre o tecido pulpar exposto, para que se tente preservar a vitalidade do dente e o objetivo é formar uma ponte de dentina sobre o local da exposição.

Por que terapia pulpar em dentes decíduos?

A terapia pulpar conservadora nos dentes decíduos visa manter a integridade, a vitalidade e a saúde dos dentes e estruturas de suporte, reduzir a necessidade de tratamento endodôntico e mantê-los até o período de esfoliação.

Quando a pulpotomia é indicada?

A principal indicação da pulpotomia em dentes permanentes está relacionada a unidades que apresentam rizogênese incompleta. Nestes casos, o sucesso do procedimento possibilita o crescimento radicular e a formação de dentina e, consequentemente, o reforço das raízes.

O que é uma pulpotomia?

Pulpotomia ou amputação da polpa coronária dos dentes é um procedimento utilizado na tentativa de manter a vitalidade pulpar radicular. ... Neste artigo sobre pulpotomia, vamos descrever de forma detalhada a técnica.

O que é a Pulpectomia?

A explicação mais simples para esse procedimento é que se trata da remoção da polpa dentária infectada ou doente. O objetivo do tratamento é salvar o dente para que ele não tenha que ser extraído. A pulpectomia é semelhante a um tratamento de canal e, na verdade, costuma fazer parte das etapas desse tratamento.

O que é pulpotomia e Pulpectomia?

Pulpotomia: remoção da porção coronária da polpa, mantendo a porção radicular quando ela é passível de se manter viável e sem infecção. Já nas dores espontâneas, podemos pensar em duas opções: pulpite irreversível ou necrose pulpar. Em ambos os casos o tratamento mais adequado é a pulpectomia.

Qual material devemos utilizar para a obturação dos dentes decíduos?

Dentre os materiais obturadores usualmente citados para a utilização em endodontia de dentes decíduos estão: pastas iodoformadas, pastas a base de hidróxido de cálcio e pastas de óxido de zinco e eugenol (GUEDES-PINTO, 2010).

O que é o capeamento pulpar?

O capeamento pulpar direto é utilizado quando há o incidente da exposição pulpar durante a remoção do tecido cariado ou após trauma. Nesse caso a polpa deve se encontrar sadia, sem sinais de inflamação (ESTRELA, 2001).

Como é feito o capeamento pulpar indireto?

Capeamento Pulpar Indireto Neste processo são estimulados os mecanismos naturais de reparo dentinário pela polpa. Aplica-se o cemento hidróxido de cálcio sobre o local da lesão para induzir o reparo dentinário seguido pela restauração final, recompondo a estética dental.

O que é Pulpotomia dentes decíduos e descreva a técnica cite as indicações contra indicações?

A principal indicação da pulpotomia em dentes permanentes está relacionada a unidades que apresentam rizogênese incompleta. Nestes casos, o sucesso do procedimento possibilita o crescimento radicular e a formação de dentina e, consequentemente, o reforço das raízes.

Qual o passo a passo da terapia pulpar com ctz?

A execução da técnica seguia esta seqüência: isolamento relativo, preparo e limpeza da câmara coronária, hemostasia quando necessário com formocresol (3 minutos) aplicado no remanescente pulpar, inserção da pasta CTZ na entrada dos canais radiculares, Robrac, ISSN 19 Page 3 restauração dentária ...

Qual a função do Formocresol?

O formocresol é o medicamento mais comumente usado na terapia pulpar de dentes decíduos. Normalmente o formocresol é usado como medicação de escolha em pulpotomias, ou seja, o tratamento de dentes decíduos vitais com exposição pulpar por cárie.