:

Como ter acesso ao Infopen?

Como ter acesso ao Infopen?

Acesse aqui o Painel Interativo dezembro /2017
  1. Acesse aqui o arquivo Infopen junho/2017.
  2. Acesse aqui o arquivo Infopen dezembro/2016.
  3. Acesse aqui o arquivo do Infopen junho/2016.
  4. Acesse aqui o arquivo do Infopen dez/2014.
  5. Acesse aqui os relatórios analíticos das unidades federativas.

Qual o último Infopen?

Brasíla, 20 - O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) lança o Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen) de dezembro de 2019. Em pouco mais de um ano, o Depen conseguiu atualizar 4 semestres dos dados que estavam atrasados desde 2017.

O que significa a palavra Infopen?

O Infopen é um sistema de informações estatísticas do sistema penitenciário brasileiro. O sistema, atualizado pelos gestores dos estabelecimentos desde 2004, sintetiza informações sobre os estabelecimentos penais e a população prisional.

Como citar Depen?

DEPEN. Departamento Penitenciário Nacional. Disponível em: www.sejus.es.gov/download/diagnostico-depen.pdf. Acessado em fevereiro de 2008.

Como se cadastrar no Infopen?

Cadastramento: encaminhamento de formulário preenchido e assinado. Reativação de cadastro: solicitação pelo e-mail [email protected]. Cadastramento: encaminhamento de formulário preenchido e assinado. Reativação de cadastro: solicitação pelo e-mail infopen[email protected].

Qual o perfil da população carcerária brasileira é Infopen Ministério da Justiça?

Considerando presos em estabelecimentos penais e presos detidos em outras carceragens, o Infopen 2019 aponta que o Brasil possui uma população prisional de 773.151 pessoas privadas de liberdade em todos os regimes.

O que é Sisdepen?

SISDEPEN é a plataforma de estatísticas do sistema penitenciário brasileiro que sintetiza as informações sobre os estabelecimentos penais e a população carcerária.

Qual a quantidade de presos no Brasil?

O número total de presos e monitorados eletronicamente do sistema penitenciário brasileiro é de 759.518. A taxa de aprisionamento caiu no primeiro semestre do ano, em relação a 2019, de 359,40% para 323,04% e o déficit de vagas também caiu.

Porque a ressocialização não funciona no Brasil?

Essa superlotação está associada a vários fatores tais como, o aumento da quantidade de prisões efetuadas durante os últimos anos, o atraso do judiciário no julgamento dos processos, e o descaso do Estado na implantação de medidas que auxiliem a reintegração do preso na sociedade.

É possível a ressocialização do condenado no Brasil?

O ordenamento jurídico brasileiro afasta o preso da sociedade com na intenção de ressocializá-lo, mas o que encontramos é uma situação diferente, como afirma Mirabete (2002, p. 24 ): “A ressocialização não pode ser conseguida numa instituição como a prisão.

Como saber em qual presídio se encontra um detento?

O Banco Nacional de Mandados de Prisão – BNMP, implementado pelo CNJ em 2011 e já integrado em todos os tribunais, é uma ferramenta que possibilita o registro e consulta de informações sobre mandados de prisão.

Como localizar um detento RJ?

Para saber a Unidade Prisional em que seu familiar encontra-se preso ligue para o telefone: (21)2334-5192, (21)2334-6293, (21)2334-5196 de segunda a sexta-feira no horário de 09h às 17h ou compareça na Ouvidoria.

Qual o perfil da população carcerária brasileira?

No tocante à faixa etária das pessoas privadas de liberdade no Brasil, é possível inferir que a maior parte é composta por jovens, das 726.354 pessoas encarceradas no Brasil, 54% dos presos estão com idade entre 18 a 29 anos e levando em consideração a cor da pele, o levantamento mostra que aproximadamente 64% da ...

Quem é a população carcerária do Brasil?

São cerca de 5 mil. No último levantamento, eram 9,2 mil. O dado vem caindo em todos os estados. O Paraná, que tem o maior contingente do país (cerca de 1,5 mil), já teve 11 mil, dois anos atrás.

Porque o sistema carcerário brasileiro é um problema?

A sociedade brasileira contemporânea enfrenta como um de seus maiores desafios sociais e econômicos, a precariedade do sistema carcerário brasileiro, situação que apresenta causas, sobretudo ligadas à falta de estrutura, bem como à ineficiência da ressocialização.

Quantos presos têm no Brasil 2020?

Brasília, 15/10/2020 - O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) lança o levantamento nacional de informações penitenciárias com dados do primeiro semestre de 2020. O número total de presos e monitorados eletronicamente do sistema penitenciário brasileiro é de 759.518.

Quantas pessoas estão presas no Brasil 2021?

Situação no Brasil Dez estados, além do Distrito Federal, registraram aumento da população carcerária, em 2021. O Paraná aparece com a quinta maior taxa, empatado com o Rio Grande do Norte. Em todo o país, 687.546 pessoas estão presas, enquanto o sistema penitenciário nacional tem 440.530 vagas em presídios.

O que impede a ressocialização?

O sistema carcerário brasileiro como obstáculo à ressocialização do preso. Resumo: Um depósito de pessoas, assim podemos chamar a superlotação nos presídios brasileiros, que faz emergir inúmeros problemas, dentre eles o abuso sexual entre os presidiários, manipulação, subordinação, uso de drogas e é claro, rebeliões.

O que é ressocialização de presos?

O processo de ressocialização visa reeducar pessoas privadas da liberdade para se adequarem às condições e leis da sociedade. Nesse sentido, o detento terá condições de reduzir sua pena e sair do presídio com habilidades que irão lhe trazer alguma renda.