:

Qual o conceito de competência para Perrenoud?

Qual o conceito de competência para Perrenoud?

Para Perrenoud (1999), uma competência traduz-se na capacidade de agir eficazmente perante um determinado tipo de situação, apoiada em conhecimentos, mas sem se limitar a eles.

O quê Perrenoud defende?

Referência na Educação, suíço defende que gestores e professores mobilizem sua dedicação aos alunos com maior dificuldade. ... Para os estudantes das classes populares, menos preparados para as exigências da vida acadêmica, o caminho é pontuado por notas baixas, repetência e, em muitos casos, o abandono do estudo.

Quais são as dez novas competências para ensinar?

Dez grandes familias de competências foram escolhidas e desenvolvidas : 1) organizar e dirigir situações de aprendizagem ; 2) administrar a progressão das aprendizagens ; 3) conceber e fazer com que os dispositivos de diferenciação evoluam ; 4) envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho ; 5) trabalhar ...

O que é competência e habilidade Segundo Perrenoud?

(PERRENOUD, 1999, p. 7). Nessa perspectiva, é fundamental diferenciar competência de habilidade. Compreendendo, de forma simplificada, que a competência orquestra um conjunto de esquemas de percepção, pensamento, avaliação e ação, enquanto a habilidade é menos ampla e pode servir a várias competências.

Quais são as competências éticas?

Os dois termos acima expressos têm imensa abrangência e também, quando compreendidos no campo das relações, uma estreita e necessária ligação entre eles. Se por um lado competência faz pensar sobre algo bem feito,ao mesmo tempo, ética convida a refletir sobre as consequências desse “algo bem feito”.

Quais as competências que o professor deve ter para ensinar?

Afinal, quais são as competências de um professor no século XXI?
  • Boa comunicação. A base do ato de lecionar é comunicar-se com o outro. ...
  • Criatividade. ...
  • Pensamento crítico. ...
  • Capacidade de lidar com as tecnologias. ...
  • Empatia. ...
  • Liderança. ...
  • Curadoria de conteúdo. ...
  • Capacidade de Inovação.

Qual é a teoria de Philippe Perrenoud?

Ao abordar a teoria de Perrenoud, entendemos que o autor coloca a questão das competências como uma capacidade do ser humano, de agir de forma eficaz em um determinado tipo de situação, apoiada em conhecimentos científicos desenvolvidos através da educação formal, mas sem limitar-se a eles.

São várias as competências para ensinar?

O autor apresenta 10 grandes dimensões de competências que devem ser desenvolvidas no professor pelas instituições de formação inicial e contínua: organizar e dirigir situações de aprendizagem; administrar e dirigir a progressão das aprendizagens; conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação; envolver ...

Quais são as habilidades e as competências que o professor da atualidade deve ter?

Saber interpretar, como se comportar, proceder, lidar, quando e como fazer algo, são algumas das consideradas características de competências que um professor deve ter. O diferencial nas competências de um profissional docente está na aprendizagem (individual, grupal e referente ao ambiente em que atua).

O que é competência ética?

Se por um lado competência faz pensar sobre algo bem feito,ao mesmo tempo, ética convida a refletir sobre as consequências desse “algo bem feito”. ...

Quais as competências da ética profissional?

Competência: Cumpra sua função com comprometimento e consciência, visando o melhor resultado para a organização, e não apenas o seu resultado pessoal. Prudência: Respeite a hierarquia da sua empresa e não interfira de forma negativa no trabalho de seus colegas.

Quais são as habilidades que o professor da atualidade deve ter?

Uma das principais características dos bons professores é saber ouvir os seus alunos. Tanto para perguntas e dúvidas, mas também para as críticas construtivas que surgirem. Além disso, eles devem estar dispostos a lidar com discussões em sala de aula e entender as suas opiniões.

Como citar Perrenoud?

PERRENOUD, Philippe. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote Instituto de Inovação Educacional, 1993. (Nova Instituto de Inovação Educacional, 1993.

Quais as principais competências que um educador precisa nesses novos tempos?

Competências que estão emergindo
  • Bem-estar: entendendo que tudo começa com a relação que você desenvolve consigo. ...
  • Confiança: ao cuidar de si, é possível desenvolver a confiança, diretamente relacionada à autoestima. ...
  • Escuta ativa: a confiança gera a escuta ativa.

Quais as competências da ética?

Compreendemos que a ética profissional no campo da discussão sobre competências se configura como: a) Dimensão práxis transversal; b) Competência macro, autônoma, independente e que se forja no âmbito da formação, não excluindo naturalmente, as relações estabelecidas com o terreno do desenvolvimento pessoal.