:

O que é glicosídeos Cardioativos?

O que é glicosídeos Cardioativos?

Os glicosídeos cardioativos (GCs) são substâncias que atuam na bomba de sódio e potássio (NKA) do coração exercendo atividade inotrópica. O GC mais conhecido é a digoxina, empregado até hoje no tratamento da insuficiência cardíaca (IC).

Qual a atividade farmacológica de glicosídeos cardiotônicos?

O uso terapêutico dos glicosídeos cardiotônicos deve-se à sua capacidade de aumentar a força da contração sistólica; o aumento da contratilidade do coração provoca o esvaziamento mais completo do ventrículo e o encurtamento do período de sístole.

Para que serve glicosídeos cardíacos?

Os digitálicos ou glicosídeos cardíacos são substâncias que derivam de plantas da família da dedaleira (Digitalis sp.). Apresentam alta eficácia no tratamento da Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC) e remodelagem cardíaca, sendo utilizada para este fim desde o século XIX.

Para que serve o medicamento cardiotônicos?

Fármaco ou agente que aumenta a força e tonicidade do coração, melhorando a sua capacidade funcional. Que tonifica o coração.

O que é glicosídeos?

Glicosídeo compreende uma classe de substâncias químicas formadas pela união de moléculas de glúcido - glicídeos, gliconas ou "oses" (geralmente um monossacarídeo) - e um composto não glucídico, também chamado de aglicona.

Quais reações são características para a detecção de glicosídeos Cardioativos?

Para caracterização desses compostos, usam-se reações que evidenciam isoladamente partes da molécula do glicosídeo, como: reações de caracterização dos esteróides (Pesez e Liebermann), reações relacionadas com o anel lactônico pentacíclico (Baljet e Raymond) ou com desoxiaçúcares (Keller-Kiliani e xantidrol).

Quais as ações dos Heterosídeos Cardiotônicos?

Mecanismo de ação na IC, heterosídeos cardiotônicos aumentam o débito cardíaco, melhoram o retorno venoso e reduzem a resistência à ejeção. Com isso, o débito renal e a diurese aumentam, o consumo de oxigênio diminui e a frequência cardíaca é retardada.

Qual o mecanismo de ação dos digitálicos?

O mecanismo de ação dos digitálicos consiste na inibição da bomba da Na/K ATPase resultando em aumento da concentração intracelular de cálcio e elevação da intensidade da interação dos filamentos de actina e miosina do sarcômero cardíaco.

Quais são os glicosídeos cardíacos?

A digoxina e a digitoxina são os dois principais glicosídeos cardíacos. Esses medicamentos possuem várias propriedades farmacológicas diferentes. A digitoxina é absorvida mais prontamente e tem menor volume de distribuição, maior meia-vida e maior ligação de proteínas.

Como agem os digitálicos?

A ação mais importante dos digitálicos no coração é o fortalecimento da sua musculatura. As fibras digitalizadas se contraem com maior vigor e possibilitam ao coração esvaziar-se cada vez melhor. O resultado é o aumento do volume de sangue impulsionado a cada contração do ventrículo.

O que é um medicamento antiespasmódico?

Os antiespasmódicos (também chamados de espasmolíticos ou antiespásticos) são uma classe de fármacos que inibe a motilidade da musculatura visceral. O efeito produzido é o de prevenir a ocorrência de espasmos no estômago, intestino, útero ou bexiga.

Quais são os Cardiotonicos?

Os cardiotonicos sao representados pelo grupo dos digitálicos, extraídos das plantas do gênero Digitalis, Strophantus e Scilla. Os digitálicos sao indicados para tratamento de insuficiência cardíaca congestiva (ICC) e certas arritmias (taquicardia atrial, fibrilacao e flutter atrial). Digoxina. Digitoxina.

O que são o glicosídeos e C glicosídeos?

Os C-glicosídeos 2,3-insaturados possuem como aglicona grupos alquílicos, arílicos ou glicosídicos, os quais geralmente são utilizados como blocos de construção para síntese de moléculas mais complexas.

Qual a diferença entre um Heterosídeo e uma aglicona?

Uma aglicona ou genina, em química orgânica, é o agrupamento não glicídico que forma parte de um glicosídeo. ... A aglicona, delinea a família dos heterosídeos e confere a algumas plantas o seu poder terapêutico. Classes de fitoquímicos que se encontram na aglicona e nos glicosídeos são, por exemplo, os polifenóis.

Quais os principais Cardiotonicos?

Cardiotônicos
  • DigoxinaA Digoxina é indicada no tratamento da insuficiência cardíaca congestiva, e de certas arritmias cardíacas.
  • Dopamina injetávelDopamina injetável é indicada para casos de choque circulatório, no tratamento de choque séptico, choque cardiogênico e no infarto agudo do...
  • TriatecHipertensão arterial.

Como agem os Cardiotonicos?

Cardiotonicos sao substancias que, pela ação direta no coração, aumentam a forca de contração miocárdica (ação inotrópica positiva). A restauração do trabalho cardíaco promove a redução da taquicardia e a melhora da estase venosa.

Quais as principais drogas Cardioativas?

Os glicosídeos do grupo cardenólido são os mais importantes na medicina. A glicona, ligada na aglicona em C-3β, é composta de até quatro unidades de açúcar, incluindo glucose e ramnose juntamente com outros desoxiaçúcares, por exemplo, 2,6-didesoxi-hexoses (digitoxose) ou seus 3-O-metil éteres (cimarose).

Quais os tipos de Geninas que você conheceu?

2 tipos de genina, conforme ligante em C 17, b (a é inativo):
  • cardenólido (C23): anel lactona com 5 membros (a, b insaturado)
  • bufadienólido (C24): anel lactona com 6 membros (duplamente insaturado)

Qual o mecanismo de ação da amiodarona?

A amiodarona é considerada um antiarrítmico de classe III pela classificação de Vaughan Williams. Isso significa que seu principal mecanismo de ação é pelo bloqueio de canais de potássio em células do marca-passo cardíaco.

Quais são os remédios digitálicos?

Estes medicamentos são utilizados na Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC), aumentando a força de contração do coração. São extraídos de plantas do gênero Digitalis. Exemplos: Digoxina e digitoxina. Os digitálicos produzem frequentemente efeitos tóxicos, que podem ser graves e até letais.