:

O que causa uma diarreia aguda?

O que causa uma diarreia aguda?

As doenças diarreicas agudas (DDA) podem ser causadas por diferentes microrganismos infecciosos (bactérias, vírus e outros parasitas, como os protozoários) que geram a gastroenterite – inflamação do trato gastrointestinal – que afeta o estômago e o intestino.

O que é diarreia PDF?

A diarreia é definida por um aumento na frequência das dejecções ou diminuição da consistência das fezes e por uma massa fecal>200g/dia. Pode ser classificada como aguda (duração inferior a duas semanas) ou crónica (duração superior a 4 semanas).

O que é a diarreia aguda?

A diarreia aguda é uma doença de evolução autolimitada, ou seja, tem a tendência de ser resolvida pelo próprio organismo, com duração inferior a 14 dias. É comum cursar com vômitos e febre. A grande perda de líquido nas fezes e os vômitos frequentemente provocam a desidratação, que é a principal complicação.

Quais as principais abordagens para o tratamento de diarreias?

A terapêutica da diarreia aguda baseia-se em duas linhas principais: na correcção da desidratação e na alimentação, podendo ser necessário o recurso à terapia suplementar, antidiarreicos e antibioterapia.

O que é bom para diarreia aguda?

5 formas simples de parar a diarreia mais rápido
  1. Ter uma alimentação de fácil digestão. ...
  2. Evitar alimentos ricos em gordura. ...
  3. Ingerir probióticos. ...
  4. Manter-se hidratado. ...
  5. Remédios para a diarreia.

Para que serve diarreia aguda?

Loperamida Este medicamento pode ser usado para tratar a diarreia aguda ou crônica, desde que a pessoa não tenha uma infecção associada. Alguns medicamentos que têm loperamida na composição são o Diasec, Intestin, Imosec ou Kaosec, por exemplo.

O que é diarreia osmótica?

1. Diarreia osmótica – presença de moléculas solúveis em água que levam a retenção osmótica da água. 2. Diarreia secretória – aumento da secreção dos fluídos isotônicos da mucosa intestinal.

Qual a conduta com pacientes com diarreia?

O paciente deve tomar líquidos caseiros (água de arroz, soro caseiro, chá, suco e sopas) ou Solução de Reidratação Oral (SRO) após cada evacuação diarreica. Não utilizar refrigerantes e não adoçar o chá ou suco. 2) MANTER A ALIMENTAÇÃO HABITUAL PARA PREVENIR A DESNUTRIÇÃO: Continuar o aleitamento materno.

O que fazer para cortar a diarreia?

O que fazer para parar a diarreia
  • Tomar o soro caseiro várias vezes ao dia, pois esse soro é capaz de repor a água e os sais minerais perdidos durante a diarreia.
  • Comer 1 maçã sem casca, 1 banana ou 1 goiaba;
  • Comer um prato de mingau de maisena;
  • Tomar Yakult ou outro leite fermentado;

Qual o melhor remédio caseiro para parar a diarreia?

Remédios caseiros para prender o intestino
  1. Chá de camomila. Uma ótima solução natural para diarreia é tomar o chá de camomila várias vezes ao dia porque além da camomila ajudar a prender o intestino de forma leve, também mantém a pessoa hidratada. ...
  2. Folha de goiabeira e caroço de abacate. ...
  3. Panquecas de banana verde.

Qual a função da diarreia?

A diarreia é uma defesa do corpo para eliminar vírus, bactérias ou parasitas, os três principais causadores da doença. Junto com esses micro-organismos, saem água, sais minerais e outros nutrientes, além das fezes, que se tornam mais líquidas e intensas.

O que é fisiopatologia da diarreia?

FISIOPATOLOGIA DA DIARRÉIA: má-absorção e/ou aumento de secreção pelo tubo digestório de água, eletrólitos e nutrientes em proporções e intensidades variadas. Dentre as síndromes diarréicas na criança, destaca-se a Diarréia Aguda, Diarréia Persistente e Diarréia Crônica.

Quais são os tipos de diarreia?

Assim, os principais tipos de diarreia são:
  1. Diarreia infecciosa. ...
  2. Diarreia com sangue. ...
  3. Diarreia amarela. ...
  4. Diarreia verde.

Quais os cuidados de enfermagem na diarreia?

Diarréia
  1. Comunicar a enfermagem a ocorrência de diarréia e qualquer alteração observada nas fezes como sangue ou muco;
  2. Utilizar comadre em caso de fezes líquidas para que possam ser avaliadas pela enfermagem;
  3. Após cada evacuação, não usar papel higiênico.

Quais os cuidados de enfermagem para desidratação?

Reforçar manutenção da alimentação e aleitamento materno; Crianças com desidratação moderada a grave: é recomendada a reidratação venosa: 20 mL/kg em 20 minutos, podendo repetir por duas vezes até que apresente diurese, aumento da pressão arterial e diminuição da frequência cardíaca.