:

O que é dreno de pigtail?

O que é dreno de pigtail?

O pigtail é um tubo fino, com um orifício final e outros orifícios paralelos, que tem este nome devido à sua terminação, que se assemelha a um rabo de porco (pigtail, do inglês). Sua aplicabilidade clínica principal é a drenagem de tórax, que será discutida na próxima sessão.

Para que serve o cateter pigtail?

Este cateter foi projetado especificamente para a utilização dentro das aplicações espontâneas e da tensão do pneumothorax. Com a intenção da utilização uma vez somente, é fornecido no empacotamento estéril que pode estar aberto descascado.

Quando drenar pneumotórax?

Se o paciente está estável mas o pneumotórax tem > 3cm entre o pulmão e a parede torácica, ou há dor torácica, ou dispnéia, ou ainda se há líquido associado (hemopneumotórax, por exemplo) a opção é a drenagem, sendo possível que o paciente venha a precisar de toracoscopia.

Como funciona o dreno de Heimlich?

A válvula de Heimlich é uma válvula de drenagem de vibração especialmente projetada para substituir garrafas subaquáticas em drenagem torácica. Composto por conjunto de tubo transparente selado, a válvula estabelece um caminho de fluxo unidirecional para o ar.

Quem coloca o dreno de tórax?

A inserção eletiva de dreno de tórax é mais bem efetuada por um médico treinado no procedimento. Outros médicos podem aliviar o pneumotórax hipertensivo com toracostomia por agulha. A colocação do dreno de tórax é um procedimento ambulatorial. Se feita no departamento de emergência, o paciente é então internado.

Quando usar o cateter Duplo J?

É indicado quando há obstrução do ureter por cálculo, tumores, estreitamentos cicatriciais, ou no pós-operatório de cirurgias endoscópicas das vias urinárias. O procedimento é feito sob anestesia e necessita jejum de 8 horas, inclusive de água ou qualquer outro líquido.

Para que é indicado o dreno de tórax?

1.1. A drenagem torácica é o procedimento indicado quando se deseja evacuar o conteúdo aéreo ou líquido anômalo da cavidade pleural. As principais indicações incluem: pneumotórax, hemotórax, derrame parapneumônico complicado, empiema, quilotórax e pós-operatório de toracotomias.

Quais os riscos do pneumotórax?

As complicações do Pneumotórax podem incluir hipoxia, hipercapnia e hipotensão. A lesão pulmonar por reexpansão é incomum, e é observada com maior frequência quando há colapso pulmonar, Pneumotórax grande, reexpansão rápida ou pressão de pressão pleural negativa maior que 20cm.

Quais são os tipos de drenos mais utilizados?

Os tipos mais comuns de drenos são: dreno torácico selo d`água sendo sistema fechado de dreno, indicado na presença de colapso pulmonar, Portovac sistema de drenagem fechado, estilo sanfona que utiliza uma leve sucção (vácuo) utilizado para cirurgias que esperam um sangramento pós-operatório ( secreção sanguinolenta), ...

Como saber se o dreno de tórax está funcionando?

Critérios para retirada do Dreno de Tórax
  1. Drenagem inferior a 100 mL/24 horas (adulto);
  2. Líquido seroso;
  3. Ausência de bolhas de ar;
  4. Melhora do padrão respiratório e da expansibilidade pulmonar.

O que é dreno de Wayne?

Conjunto para drenagem torácica de pneumotórax composto por dreno em poliuretano com tecnologia ultrathane e extremidade em pigtail, obturador com agulha de punção, bisturi e válvula unidirecional (tipo Heimilich).

Qual as indicações para a colocação do dreno de tórax?

As principais indicações incluem: pneumotórax, hemotórax, derrame parapneumônico complicado, empiema, quilotórax e pós-operatório de toracotomias.

Quais os riscos do cateter duplo J?

O cateter duplo J pode causar uma série de sintomas, como aumento da frequência urinário, urgência urinária, dor ou ardência para urinar, incontinência urinária, presença de sangue na urina, esvaziamento incompleto da bexiga, desconforto pélvico e dor na região lombar.

Quanto tempo uma pessoa pode ficar com um duplo J?

Quanto tempo posso ficar com o duplo J? Em geral, recomendamos que o cateter não fique mais do que 3 a 6 meses, pois após isso ele pode começar a calcificar e isso dificulta sua retirada.