:

O que é furação na usinagem?

O que é furação na usinagem?

Processo de Furação Na furação, uma ferramenta (broca) de dois gumes executa uma cavidade cilíndrica na peça. A ferramenta realiza um movimento combinado de rotação e deslocamento linear (este ao longo do eixo do furo).

Como funciona o processo de furação?

Definição - O que é Furação Processo de usinagem no qual os cavacos são removidos pelo giro da ferramenta em volta de seu eixo e pelo avanço na direção do eixo de giro. ... Para isso, utilizam-se brocas, que são ferramentas feitas geralmente de aço temperado, aço rápido ou de metal duro, com ou sem ponta de carbonetos.

Porque o processo de furação é importante na usinagem?

Usinagem de um furo. Geralmente, a furação é realizada no fim do processo de manufatura quando as operações anteriores já melhoraram o valor da peça inicial. Embora pareça simples, a furação é uma operação complexa e pode ter graves consequências se sua ferramenta falhar ou usinar além de sua capacidade.

Para que serve o processo de furação?

Um dos processos mais importantes da usinagem é o de furação. A maioria esmagadora das peças possui pelo menos um furo. ... E então foi criado um processo chamado de furação na Usinagem, que é responsável por, a partir das coordenadas de um projeto, realizar os furos que cada peça precisa.

O que é o processo de usinagem?

A usinagem é um processo que vai desde a fabricação de peças para automóveis até a cópia de uma chave, por exemplo. A obtenção de peças usinadas em série e por um custo baixo é uma das finalidades da usinagem de peças, além da criação de qualquer tipo de objeto a partir de um bloco sólido de matéria-prima.

O que é o processo de mandrilamento?

Mandrilamento é um processo de usinagem para aumentar um furo ou melhorar a qualidade de um furo existente. Ao mandrilar furos, há vários sistemas de ferramentas flexíveis disponíveis em uma ampla faixa de diâmetros para mandrilamento de precisão e em desbaste.

Como funciona o processo de aplainamento?

O aplainamento é uma operação de usinagem que utiliza uma plaina, equipamento que corta o material usando uma ferramenta de corte com movimentos de alternativos montada sobre um torpedo. Sua principal função é remover irregularidades da superfície plana.

Como é feito o processo de torneamento?

As principais operações executáveis através de torneamento são:
  • Torneamento externo.
  • Torneamento interno.
  • Faceamento.
  • Sangramento.

O que é o processo de fresamento?

O fresamento é a operação de usinagem destinada à obtenção de superfícies quaisquer com o auxílio de ferramentas, geralmente multicortantes.

Qual a finalidade de realizarmos furos em peças?

Algumas já receberam seus furos quando foram modeladas da matéria bruta, em processos como forjamento, fundição, etc. Mas não ocorre assim com a maior parte das peças que saem das fábricas. Dada à importância dos furos na função das peças metálicas da indústria, há um processo exclusivo na usinagem para criá-los.

Qual a finalidade de um furo rebaixado?

Sua função é a de iniciar o furo de uma peça, ou seja, fazer um pequeno furo para que a ponta da broca não se desloque-se da posição.

O que são processos de usinagem mecânica?

Na prática isto significa submeter um material bruto à ação de uma máquina e/ou ferramenta, para ser trabalhado. Existem vários processos de usinagem, entre eles serramento, aplainamento, torneamento, fresamento (ou fresagem), furação, brochamento, eletroerosão, entre outros.

Quais são os processos manuais de usinagem?

Dentre os processos convencionais de usinagem podem-se citar os mais comuns: torneamento, furação, fresamento, mandrilamento, retificação, entre outros.

Qual é o conceito de Mandrilhadora?

As máquinas Mandrilhadoras são máquinas robustas para utilização em usinagem pesada ou para trabalhos complexos, com maior eficiência e precisão. É uma máquina que movimenta a ferramenta de corte em vez de movimentar a peça, como acontece nos tornos, garantindo precisão, robustez, versatilidade e produtividade.

Quais são as aplicações do processo de aplainamento?

3 APLAINAMENTO Situações específicas que ainda utilizam o processo de aplainamento incluem: Fabricação de ferramentas e matrizes; Produção de pequenos lotes de peças; Fabricação de engrenagens; Usinagem de rasgo de chavetas.

O que caracteriza o processo de usinagem de corte na plaina?

b) O corte na plaina se caracteriza por se realizar em um único sentido com ferramenta monocortante.

Como acontece a remoção de material no torneamento?

Enquanto a peça gira em torno do eixo de rotação da máquina, a ferramenta de corte segue uma trajetória coplanar ao eixo de rotação. Para que ocorra a remoção de material (e a consequente formação de cavaco), é necessário que a ferramento de corte possua uma dureza superior à da peça a ser usinada.

O que é uma operação de torneamento?

O torneamento é a operação por intermédio da qual um sólido indefinido é feito girar ao redor do eixo da máquina operatrizque executa o trabalho de usinagem (o torno) ao mesmo tempo em que uma ferramenta de corte lhe retira material perifericamente, de modo a transformá-lo numa peça bem definida, tanto em relação à ...

Quais os tipos de fresamento?

Abaixo estão 8 exemplos de operações realizadas em uma fresadora horizontal:
  • Fresamento de formas complexas. ...
  • Fresamento periférico ou tangencial. ...
  • Fresamento de ranhuras e contornos. ...
  • Fresamento de ranhuras (chavetas) Woodruff. ...
  • Fresamento de guias prismáticas. ...
  • Fresamento de ranhuras com perfil constante. ...
  • Fresamento de canais.

O que são fresas de forma?

Fresa de forma: Bastante usadas em muitas operações, ajudam a fresar guias prismáticas, sendo muito úteis na usinagem de guias em ângulo. Além disso, são aplicadas em trabalhos menores de fresamento por reprodução. A operação de fresamento varia de acordo com as necessidades do trabalho.