:

Qual é o oitavo nervo craniano?

Qual é o oitavo nervo craniano?

O VIII par craniano é o Nervo Vestibulococlear. Se origina também no sulco bulbo-pontino (lateralmente ao VII par), penetra no osso temporal pelo meato acústico interno e o atravessa, juntamente com o nervo facial e o nervo intermédio, mas não emerge do crânio.

Qual a função do nervo VIII par craniano?

Nervo vestibulococlear (NC VIII) Nesse sentido, as fibras da parte vestibular e da parte coclear têm função de conduzir impulsos, respectivamente, de equilíbrio e de audição.

O que é nervo coclear?

Nervo coclear é o nervo que está internamente ligado à cóclea ou, como chamado popularmente, caracol. Faz parte do nervo vestibulococlear (o oitavo nervo craniano).

Onde se encontra o nervo auditivo?

Oitavo par craniano ou nervo vestibulococlear. Tem a sua origem no pavimento do quarto ventrículo, no bulbo raquidiano.

Porque o nervo craniano Vestibulococlear VIII pode ser considerado sensitivo?

O nervo vestibulococlear é o oitavo nervo craniano (CN VIII) e é um nervo puramente sensitivo. O seu trajeto tem início no vestíbulo, responsável pelo equilíbrio somático. Este também é inervado por pequenos ramos sensitivos que entram no gânglio vestibular.

Qual o trajeto do nervo Vestibulococlear?

Este nervo entra na superfície lateral do tronco encefálico, entre a ponte e o bulbo, depois de sair do osso temporal pelo meato acústico interno e cruzar a fossa posterior do crânio.

Qual a função Vestibulococlear?

O nervo vestibulococlear é constituído por fibras aferentes, ou seja, que vão da periferia para o centro. Nesse caso o nervo vestibulococlear é responsável por transportar ondas sonoras desde o canal auditivo até o sistema nervoso central.

Qual é a função do nervo coclear?

A parte do nervo coclear é constituída de fibras que se originam nos nervos sensitivos do gânglio espiral e conduzem impulsos nervosos relacionados à audição.

Qual é a principal função do sistema vestibular?

O sistema vestibular detecta a posição e o movimento da cabeça no espaço pela integração das informações dos receptores periféricos localizados no ouvido interno. As células sensórias do labirinto posterior transformam energia mecânica que resulta dos movimentos ciliares em sinal biológico.

Qual a função dos nervos espinhais?

Os nervos espinhais (n.e.) fazem parte do sistema nervoso periférico, existindo 31 pares: 8 cervicais, 12 torácicos, 5 lombares, 5 sacrais e 1 coccígeo. Eles realizam a comunicação do SNC aos receptores sensitivos, aos músculos e glândulas em todas as partes do corpo.