:

Qual a classificação da bromélia?

Qual a classificação da bromélia?

Bromelia L. é um género botânico pertencente à família Bromeliaceae, subfamília Bromelioideae, embora seja comum denominar com o mesmo nome as espécies de outros gêneros da mesma família.

Qual a família das bromélias?

Bromélias Bromélia/Família

Quais as características das bromélias?

Características: Herbácea epífita que atinge grande altura para uma bromélia, pode chegar a 90 cm de altura. As espigas florais são rígidas e muito exuberantes, em colorido intenso. Normalmente é utilizada em arranjos florais de maneira epífita, em troncos ou pedras, à meia-sombra.

Qual o tipo de raiz da bromélia?

As raízes podem ser absorventes nas espécies terrestres e/ou fixadoras nas epífitas, raramente ausentes (Tillandsia usneoides) (Wanderley et al., 2007) As raízes possuem a função de absorção, além da fixação, que é acompanhada de adaptações morfológicas (Proença & Sajo, 2008).

Qual é a relação ecológica existente entre a árvore e a bromélia?

Um exemplo clássico é o caso da interação existente entre orquídeas ou bromélias e as árvores em cujo tronco se instalam (não há postura de parasitismo). Estas plantas são classificadas como epífitas (epi = em cima), esse tipo de inquilinismo é denominado epifitismo.

Qual é o alimento das bromélias?

Ao contrário do que muitos imaginam, as bromélias não são plantas parasitas, pois não se alimentam das plantas onde se crescem. Na verdade, elas são plantas epífitas, ou seja, usam outras plantas apenas como suporte, para receberem maior luminosidade.

Qual a utilidade da bromélia?

Utilidades econômicas: Em paisagismo, apesar dos muitos espinhos, as inflorescências são majestosas e os frutos muito saborosos que podem ser usados no preparo de doces, como geléias e sorvetes, ou sucos. Usada como cerca-viva em propriedades rurais, assim como utilizada na extração de fibras para confecção de cordas.

Como saber se a bromélia é de sol ou de sombra?

Luminosidade: quanto mais escuras forem suas folhas, maior é a necessidade de luz. Em geral, a maioria das espécies aprecia claridade, algumas podem ser cultivadas em sol pleno e outras preferem áreas de sombra. Vasos: prefira cultivá-las em vasos de barro ou cerâmica.

Qual é o tipo de relação ecológica entre a Rêmora é um tubarão?

A relação entre tubarões e rêmoras é um exemplo de comensalismo. Nessa relação, a rêmora prende-se ao corpo do tubarão e alimenta-se dos restos de comida deste. ... O comensalismo é tradicionalmente conhecido como uma relação de alimentação em que uma espécie alimenta-se dos restos de comida de outras.

Qual é a relação ecológica entre o Leão e a zebra?

- A relação entre o leão e a zebra. O leão caça, mata e se alimenta da carne da zebra. Relação ecológica harmônica entre seres vivos de espécies diferentes que cooperam entre si, mas não são dependentes um do outro para sobreviverem.

Quando a bromélia morre?

Em geral, ela permanece florida de dois a três meses assim que lança o pendão floral. Depois, a planta morre, mas deixa seus rebentos (brotos) para perpetuar a espécie. As bromélias menores, que florescem e morrem após florirem, deixam seus brotos de onde uma nova bromélia nascerá.

Como as plantas Epifitas se alimentam?

As epífitas absorvem a água da chuva e retiram os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento das fezes de animais, insetos mortos, entre outros. ... As epífitas são bastante comuns em regiões de matas, pois as copas das árvores impedem a passagem da luz solar, prejudicando as plantas de pequeno porte.

Onde as bromélias vivem?

Quase todas as espécies de bromélias são nativas da América tropical (Américas Central e do Sul, além do México e do sul dos Estados Unidos). A única exceção é uma espécie originária da África. A maior espécie é encontrada no Peru e na Bolívia.