:

Como fazer uma descrição densa?

Como fazer uma descrição densa?

A descrição densa caracteriza-se na forma como um antropólogo deve descrever seus estudos. O antropólogo deve descrever seu objeto de estudo em suas mais diversas particularidades, levando em conta todos os pequenos fatos que cercam sua vida social. Não bem os fatos em si, mas a ação social destes fatos.

Como Clifford Geertz entende a cultura?

Segundo Geertz, a cultura é a própria condição de existência dos seres humanos, produto das ações por um processo contínuo, através do qual, os indivíduos dão sentido à suas ações. Ela ocorre na mediação das relações dos indivíduos entre si, na produção de sentidos e significados.

O que é a etnografia para Geertz?

Para Geertz (2008) a etnografia não é, apenas, uma questão de método, mas sim um esforço intelectual do pesquisador. “Praticar a etnografia é estabelecer relações, selecionar informantes, transcrever textos, levantar genealogias, mapear campos, manter um diário e assim por diante” (GEERTZ, 2008, p.

Qual dos conceitos abaixo traduz a visão de Clifford Geertz sobre cultura?

"Nos termos do antropólogo Clifford Geertz, a cultura é uma teia de significados tecida pelo homem. Essa teia orienta a existência humana. ... Compreender o homem e a cultura é interpretar essa teia de significados.

Como fazer uma descrição etnográfica?

Para definir a pesquisa etnográfica também é importante resumir suas principais características.
  1. Preocupa-se com uma análise holística da cultura.
  2. Introduz os atores sociais com uma participação ativa e dinâmica.
  3. Preocupa-se em revelar as relações e as interações.

Qual é a proposta transformadora de Clifford Geertz para o estudo da cultura?

No cenário antropológico, Clifford Geertz é considerado proponente e defensor do movimento em prol da cultura, entendida como um sistema simbólico(4). Nessa linha de pensamento, o conhecimento antropológico surge das práticas simbólicas e dos discursos embasados nas diferenças e suas fronteiras.

O que é cultura segundo a Kroeber?

Em síntese Kroeber afirma que cultura e mais do que herança genética, que o homem age de acordo com seus laços culturais, a cultura é o meio de adaptação aos diferentes meios ecológicos (extremo frio ou calor, matas fechadas, litorais, etc.), e como o homem consegue se adaptar a esses meios fez de toda a terra seu ...

O que estuda a etnografia?

Etnografia é a especialidade da antropologia, que tem por fim o estudo e a descrição dos povos, sua língua, raça, religião, e manifestações materiais de suas ati- vidades, é parte ou disciplina integrante da etnologia é a forma de descrição da cultura material de um determinado povo.

O que é cultura para a Antropologia Evolucionista?

Nessas teorias de perspectivas diacrônicas, a cultura seria “em seu amplo sentido etnográfico, este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou quaisquer outras capacidades ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade”.

Qual é a análise feita sobre o conceito cultura do antropólogo Clifford Geertz em seu livro A interpretação das culturas?

Segundo Geertz (1989), “a cultura é a mediação entre o poder e o objetivo de sua ação”. Passa a ser visto como um conjunto se significados transmitidos historicamente, ou seja, incorporados através de símbolos que se materializa em comportamentos.

O que é a cultura segundo a antropologia?

De acordo com a Antropologia, o conceito de cultura diz respeito a um conjunto de significados que dão sentido a uma sociedade. A partir daí, temos os valores, as crenças, os costumes e os outros aspectos que contribuem para a construção da identidade cultural de um grupo.

O que é uma pesquisa etnográfica?

Conheça a metodologia. A Etnografia é uma metodologia das ciências sociais, principalmente da disciplina de Antropologia, em que o principal foco é o estudo da cultura e o comportamento de determinados grupos sociais.

O que é cultura para a antropologia interpretativa?

Para os antropólogos interpretativistas a cultura é uma variável independente, com sua própria dinâmica, interagindo e moldando as bases externas ou materiais, sobre as quais o ser humano faz interpretações.