:

Quais são os riscos de contaminação existentes em alimentos e bebidas?

Quais são os riscos de contaminação existentes em alimentos e bebidas?

RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS, METAIS PESADOS, LUBRIFICANTES, SÃO ALGUNS DOS PERIGOS QUÍMICOS QUE PODEM CONTAMINAR OS ALIMENTOS. O ACÚMULO DESTES RESÍDUOS NO CORPO PODE CAUSAR CÂNCER, ALERGIAS, ABORTO, DEFORMAÇÃO EM FETOS, ENTRE OUTRAS DOENÇAS.

Onde podemos encontrar os microrganismos que contaminam os alimentos?

A contaminação dos alimentos pode ocorrer através da forma inapropriada de preparação, armazenamento ou manipulação dos alimentos e no próprio ambiente onde são produzidos, sendo que a maioria dos microrganismos pode ser destruída através das boas práticas de higiene e fabricação e práticas adequadas de manipulação e ...

São exemplos de perigos físicos?

Como exemplos de perigos físicos podemos elencar: fragmentos de objetos como madeira, metal e vidro, cabelo, papel de bala, plásticos, pragas, etc. Estes perigos podem ser controlados por intermédio de uma inspeção cuidadosa e técnicas de vigilância aplicadas pelo controle de qualidade da empresa.

Quais são os principais riscos e perigos que envolvem o ramo alimentício?

A indústria de alimentos está entre os setores com maior risco físico e biológico. Os colaboradores podem sofrer: queimaduras, problemas ergonômicos, problemas decorrentes dos ruídos, choques, riscos por contaminação e problemas respiratórios.

O que é um perigo físico?

Os perigos físicos são representados por objetos estranhos ou matérias estranhas, tais como vidros, metais, pedras, madeiras, plásticos, insetos, ossos, cabelo, caroços de frutas, entre outros.

Quais as categorias de perigos existentes?

O Ministério da Economia, Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, por meio da Norma Regulamentadora 9 (NR-9), NR-12 e da Portaria no 25/1994, classifica os riscos ocupacionais em cinco tipos: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentais.

Quais as principais fontes de contaminacao?

Quais são os principais tipos de contaminação?
  • Biológica. A contaminação biológica se refere aos alimentos contaminados por microrganismos patogênicos ou substâncias que eles produzem. ...
  • Química. ...
  • Física. ...
  • Cruzada. ...
  • Ovos. ...
  • Carnes. ...
  • Laticínios. ...
  • Água.

Quais são as principais fontes de contaminação do solo?

As principais causas da poluição do solo são o uso de fertilizantes, pesticidas, herbicidas e inseticidas (defensivos agrícolas), o despejo incorreto de resíduos sólidos e o desmatamento.

Quais as principais consequências da contaminação dos alimentos?

Algumas dessas coisas podem perfurar ou machucar as pessoas, mas, na maior parte dos casos, o resultado disso é uma intoxicação alimentar. Uma vez intoxicada, a pessoa pode apresentar náuseas, dores no estômago, dor de cabeça, febre, vômito e outros problemas.

Quais são as principais causas da contaminação dos alimentos?

Causas mais freqüentes de contaminação dos alimentos? Um dos principais problemas é o preparo inadequado do alimento, seja pela falta de higienização da matéria‐prima, ou pela falta de higienização das mãos e dos utensílios e das superfícies da pia, pelo cozimento inadequado, etc.

Qual o principal perigo alimentar?

O Perigo Biológico é o principal responsável por surtos alimentares causados por Doenças Transmitidas por Alimentos, causando sérios danos a saúde dos consumidores, além de prejuízos para as indústrias e serviços de alimentação. Os microrganismos envolvidos são: bactérias, fungos, vírus, protozoários e parasitas.