:

O que é uma terapia medicamentosa?

O que é uma terapia medicamentosa?

Desse modo, entende-se como farmacoterapia ou terapia medicamentosa, no presente estudo, os medicamentos utilizados por um paciente com o intuito de controlar, prevenir ou tratar um determinado problema de saúde após avaliação e indicação médica.

Qual a importância da terapia medicamentosa?

Sua importância se revela no fato de o uso continuado e combinado das medicações prescritas produzirem melhorias na qualidade de vida dos pacientes e no seu estado clínico.

Qual enfoque especial merece a segurança na terapia medicamentosa?

Nas unidades hospitalares, a segurança na terapia medicamentosa merece enfoque especial, visto que a combinação de múltiplas drogas, gravidade e instabilidade dos pacientes, e às vezes total dependência dos mesmos em relação à equipe multidisciplinar, são fatores que predispõem o paciente a uma maior vulnerabilidade.

Qual a importância dos medicamentos para a população?

Os medicamentos são produtos capazes de realizar diversas funções dentro do organismo com o intuito de prevenir, diagnosticar e curar doenças, ou aliviar seus sintomas. Todavia, quando ocorre a sua má utilização, as consequências podem ser fatais.

São fatores que podem influenciar o sucesso da terapia medicamentosa?

Outras condições que podem influenciar a resposta de um paciente à terapia medicamentosa incluem infecção; febre; estresse; inanição; hipersensibilidade; luz solar; exercício; variações no ritmo circadiano; função GI, renal, hepática, cardiovascular e imunológica; ingestão de bebida alcoólica; gestação; lactação; ...

É exemplo de terapêutica medicamentosa Profilatica?

É exemplo de terapêutica medicamentosa profilática: a) vacina.

Como reduzir os riscos no preparo de administração de medicamentos?

As estratégias para evitar as interrupções na medicação
  1. uso de um jaleco com a inscrição “Não Interrompa” pela enfermagem durante a preparação e administração de medicamentos;
  2. workshops para explicar aos à enfermagem a intervenção e identificar barreiras à implantação nos departamentos e possíveis facilitadores;

Quais critérios considerar para selecionar um paciente para acompanhamento farmacoterapêutico?

O acompanhamento farmacoterapêutico é um serviço complexo que exige que farmacêutico seja especialista em Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica e tenha conhecimentos em fisiopatologia, farmacoterapia, farmacologia, interações medicamentosas e metodologias para acompanhamento dos pacientes.

Como os medicamentos atuam no organismo humano?

Os medicamentos quando estão em nosso organismo sofrem quatro formas de ação: absorção, distribuição, metabolização e excreção. É necessário que o medicamento passe por um desses estágios para que cause efeito, pois, é a partir da ação que o corpo comece a realizar uma resposta.

Qual é a importância do desenvolvimento dos medicamentos para a sociedade?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os estudos de utilização de medicamentos atendem importantes fins, dependendo da metodologia empregada, como: descrição de padrões de uso de medicamentos; constatação de variações nos perfis terapêuticos no curso do tempo; avaliação dos efeitos de medidas educativas, ...

Quais são os fatores que afetam a resposta ao medicamento?

Os principais fatores responsáveis por alterar a absorção de medicamentos são: solubilidade, forma farmacêutica, concentração, área de superfície de absorção, circulação e o pH local.

O que é ação sistêmica?

Ação sistêmica: o medicamento precisa entrar na corrente sanguínea para atingir seu local ou sítio de ação. Como por exemplo, as injeções, que quando aplicadas, chegam direto no sangue, exercendo os efeitos desejáveis.

O que quer dizer a palavra Profilatica?

Profilático refere-se a profilaxia e significa preventivo, sendo utilizado para designar algo capaz de prevenir ou atenuar determinada doença (medidas/ações profiláticas, tratamento profilático).