:

Quais são os tipos de recursos hídricos?

Quais são os tipos de recursos hídricos?

Recursos hídricos
  • águas superficiais.
  • águas subterrâneas.
  • águas atmosféricas.

Para que servem os recursos hídricos?

Os recursos hídricos são indispensáveis para vida na terra, pois a água hoje em dia é o ele- mento mais utilizado pelos seres humanos, tanto para geração de energia, irrigação, geren- ciamento de bacias, drenagem, abastecimento, piscicultura, lazer entre outros.

O que são recursos hídricos e energéticos?

São considerados recursos renováveis na natureza, sendo utilizados na alimentação, vestuário, medicina, construção, dentre outros. Recursos Hídricos: são recursos renováveis provenientes da água superficial e subterrânea (rios, lagos e oceanos) do planeta, utilizada sobretudo na alimentação humana.

O que são recursos hídricos e como utilizamos?

De acordo com a consultoria legislativa, a parcela de água doce acessível à humanidade, no estágio tecnológico atual e à custos compatíveis com seus diversos usos, é denominado “recursos hídricos”. Em outras palavras, os recursos hídricos são as águas superficiais e subterrâneas disponíveis para uso.

Como estão distribuídos os recursos hídricos no Brasil?

O problema é que esse volume é desigualmente distribuído: 70% estão na Amazônia, região com menos de 7% da população nacional (existe muita água em local com poucos habitantes), 15% no Centro-Oeste, 6% no Sul e no Sudeste e apenas 3% no Nordeste, sendo 2/3 destes localizados na bacia do rio São Francisco.

O que podemos fazer para preservar os recursos hídricos?

A importância de preservar os recursos hídricos
  1. Ao escovar os dentes, fazer a barba, lavar vasilhas e roupas, só abrir a torneira quando necessário. ...
  2. Evite banhos demorados. ...
  3. Utilize sabão e detergente biodegradáveis, que não poluem os rios.
  4. Jamais jogue o óleo utilizado nas pias!

O que está acontecendo com a água nos dias de hoje?

Os principais responsáveis pela contaminação da água de nosso planeta são: - a falta de saneamento básico e o lançamento de esgoto doméstico in natura; - a descarga de dejetos industriais sem o devido tratamento; - a contaminação por produtos químicos provenientes de atividades agrícolas.