:

Como funciona a desapropriação de um imóvel?

Como funciona a desapropriação de um imóvel?

O proprietário do imóvel passa estar ciente de que sua propriedade é de interesse público e do valor oferecido pelo Poder Público pelo seu imóvel. ... O expropriado, entretanto, pode aceitar ou recusar a oferta pelo seu imóvel. Caso aceite o valor oferecido, a desapropriação se torna amigável, com a celebração do acordo.

Quais são os tipos de desapropriação?

Existe quatro tipos de desapropriação: - Direta, indireta, confiscatória e sancionatória.

O que significa desapropriação do imóvel?

É o procedimento pelo qual o Poder Público transfere para si, compulsoriamente, uma propriedade privada baseado na necessidade pública, na utilidade pública ou no interesse social, mediante pagamento de indenização prévia, justa e em dinheiro, conforme previsto em lei.

Quem pode declarar a desapropriação?

Essa declaração pode ser feita pelo Poder Executivo, por meio de decreto expedido pelo Presidente, Governador ou Prefeito, ou pelo Poder Legislativo, por meio de lei de efeitos concretos. ... Neste caso, ressalta-se, todos os atos posteriores necessários à efetiva desapropriação caberão mesmo ao Executivo.

Como funciona o processo de desapropriação?

A desapropriação de imóvel consiste no procedimento que visa a transferência compulsória de uma propriedade da titularidade privada para o poder público. O princípio utilizado que fundamenta esse processo se baseia na utilidade e necessidade pública ou interesse social.

Como se dá o processo de desapropriação?

O processo de desapropriação é dividido em fases, tramita pelas Varas da Fazenda Pública (Fórum específico), as partes são chamadas de agente expropriante (Poder Público), agente expropriado (indivíduo, seja pessoa física ou jurídica que sofre a desapropriação).

Qual a forma de desapropriação?

A desapropriação ou expropriação[2] é a transferência compulsória da propriedade do particular ao Poder Público, mediante o pagamento justo e prévio de indenização em dinheiro. Tal ato decorre da supremacia do interesse público e é, portanto, a maior forma de expressão de poder do Público sobre o particular.

O que é desapropriação exemplos?

Alguns exemplos de desapropriação por interesse social seriam: quando o governo desapropria imóveis urbanos ou terras rurais que não cumprem sua função social para redistribuí-las, respectivamente, para fins de moradia popular ou reforma agrária.

O que é expropriação do imóvel?

1 EXPROPRIAÇÃO A expropriação, conforme elencada na Constituição Federal de 1988, se dá como consequência do ato do proprietário do imóvel, pois é ele quem dá causa para que o bem seja expropriado.

Quem tem competência para promover a desapropriação?

Nos termos do art. 22, II da CR/88 a União tem competência privativa para legislar sobre desapropriação.

Quais as hipóteses previstas nos casos de desapropriação?

“A lei estabelecerá o procedimento para desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, mediante justa e prévia indenização em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta Constituição.”

Como funciona o processo de desapropriação por utilidade pública?

(...) o procedimento administrativo pelo qual o Poder Público ou seus delegados, mediante prévia declaração de necessidade pública, utilidade pública ou interesse social, impõe ao proprietário a perda de um bem, substituindo-o em seu patrimônio por justa indenização.

Como ocorre a fase administrativa do procedimento da desapropriação?

Esse procedimento é composto, normalmente, de duas fases: a) fase administrativa (na qual o Poder Público declara o seu interesse na desapropriação e começa a adotar providências nesse sentido); b) fase judicial (se não houver acordo entre o Poder Público e o particular na fase administrativa, o Estado deverá propor ...

Como é feita a indenização por desapropriação?

A Constituição da República Federativa do Brasil garantiu expressamente que a indenização a ser paga ao expropriado, no objetivo de recompor plenamente a perda sofrida, se dá com o pagamento de uma quantia que deverá ser justa, prévia e como regra, em dinheiro.

Porque ocorre a desapropriação?

A desapropriação pode se dar devido a utilidade ou necessidade pública/interesse social (ou seja, por necessidades do Estado) ou como uma forma de "sanção". Os objetos de desapropriação podem ser móveis, imóveis, corpóreos e incorpóreos.

Como se inicia o processo de desapropriação?

Procedimento pelo qual o Poder Público, fundado na necessidade pública, utilidade pública ou interesse social, compulsoriamente, despoja alguém de certo bem, móvel ou imóvel, adquirindo-o para si em caráter originário, mediante justa e prévia indenização.

Quais são as duas etapas do procedimento de desapropriação explique?

A desapropriação possui duas fases: a declaratória e executória. A fase declaratória é a etapa administrativa, consubstanciada na declaração de utilidade pública, a qual individualiza o bem a ser desapropriado pelo Poder Público.

Qual é o conceito de desapropriação?

Conceito, objeto e modalidades de desapropriação. Desapropriação é a transferência compulsória da propriedade para o poder público com fundamento em utilidade pública, necessidade pública ou interesse social, mediante prévia e justa indenização em dinheiro (art.

O que é ato de expropriação?

É a modalidade de desapropriação forçada por lei. Também configura a expropriação, o ato praticado pelo juiz a fim de transferir bem do devedor a outra pessoa, a fim de satisfazer o direito do credor, independente de sua anuência. ...