:

O que é prolapso de cordão?

O que é prolapso de cordão?

Prolapso do cordão umbilical significa que o cordão precede o bebê através da vagina. O prolapso do cordão umbilical ocorre em um em cada mil partos. Quando há prolapso do cordão umbilical, o corpo do feto pode colocar pressão sobre o cordão e cortar o seu suprimento de sangue.

Como identificar prolapso de cordão?

O prolapso de cordão é definido como a projeção do cordão umbilical por meio do colo do útero na frente da apresentação fetal. Pode ser “oculto” quando está ao lado da apresentação e não visível ou “evidente” quando está além da apresentação, e pode ser visível externamente ou palpável.

Qual tipo de parto deve ser feito quando ocorre o prolapso de cordão umbilical?

Um parto com prolapso de cordão umbilical é sempre uma situação de urgência e exige atendimento imediato. O objetivo do tratamento consiste em fazer com que o feto nasça o mais cedo possível. Em geral, isso deve ser feito por meio de uma cesárea.

O que causa prolapso de cordão?

O prolapso é mais comum após a ruptura do saco amniótico. Outros fatores de risco incluem os fatores, materno ou fetal, que impedem ao feto ocupar uma posição normal na pelve materna, como excesso de líquido amniótico, prematuridade ou restrição do crescimento intrauterino.

Quando o cordão umbilical não passa nutrientes?

Prolapso do cordão umbilical O prolapso do cordão oculto, ocorre quando esse passa não pela frente, mas sim por outro lado da apresentação cefálica. O prolapso também pode ocorrer na etapa final da gravidez. Isso pode ocasionar que o cordão sofra compressões leves que não afetam o fluxo normal de sangue e nutrientes.

O que ocorre com o feto quando ocorre o prolapso ou compreensão do cordão umbilical?

Os danos à saúde do feto devido ao prolapso do cordão umbilical depende de quanto tempo dura. A maior parte do risco corresponde à falta de oxigênio na qual pode até levar à morte do bebê. Na verdade, essas possíveis complicações são raras pois geralmente os médicos são capazes de controlar a situação.

São cuidados de enfermagem voltados para a parturiente que apresenta prolapso de cordão umbilical?

- Prolapso de cordão umbilical: manter o dedo indicador e médio no colo uterino, empurrando a apresentação fetal, para evitar a compressão do cordão. Posicionar a cliente em posição genito – peitoral e encaminhá-la para a sala de operação.

O que acontece se o cordão umbilical for arrancado?

O sangue do cordão é coletado somente após o cordão umbilical ser clampeado e cortado e o bebê ser entregue ao pediatra. Já para as células do tecido do cordão, basta recolher o maior segmento do cordão umbilical que seria descartado e o colocar em um frasco especial.

O que acontece quando o bebê está com o cordão umbilical no pescoço?

Se o cordão umbilical estiver envolvendo o pescoço, ou qualquer parte do corpo do bebê, e for comprimido, existe a possibilidade de a criança ter problemas de oxigenação, o que pode acarretar lesões cerebrais, distúrbios de fala, perda da visão e da memória, dentre outras sequelas.

Porque o bebê fica com o cordão umbilical enrolado?

Também chamado de “circular de cordão”, o cordão umbilical enrolado no pescoço é um fenômeno bastante comum. Sua principal causa é a movimentação do feto no útero durante a gestação. O que faz com que o cordão possa enrolar em qualquer parte do corpo do bebê.

Tem como o bebê se enrolar no cordão umbilical?

A circular é resultado da própria movimentação do feto, que pode fazer com que o cordão se enrole e desenrole diversas vezes. E, ao contrário do que prega o senso comum, ele não “enforca” a criança, e pode ser facilmente desenrolado pelo médico durante o parto, depois da passagem da cabeça do bebê.

O que significa o cordão umbilical aumentado?

Essa anomalia pode ser um sinal para complicações no desenvolvimento do bebê dentro da barriga. As síndromes cromossômicas – como a de Down e a de Edwards – são algumas delas. “Em 18% dos casos de síndrome pode haver associação com a artéria umbilical única”, estima Milani.

Qual a consequência se ocorrer um prolapso do cordão umbilical?

Prolapso do cordão umbilical é a posição anormal do cordão na frente da parte de apresentação fetal; dessa maneira, o feto comprime o cordão durante o trabalho de parto, causando hipoxemia fetal.

O que acontece com o cordão umbilical depois do parto na mãe?

Durante a vida fetal os vasos do cordão continuam por dentro do nosso corpo, mas após o nascimento eles perdem a função e tornam-se um ligamento fibroso. Às vezes algumas gestantes podem ter “dor no umbigo” quando o útero cresce e traciona este ligamento.