:

O que são práticas pedagógicas inclusivas?

O que são práticas pedagógicas inclusivas?

A educação inclusiva é uma prática muito importante para o desenvolvimento de todos e está, aos poucos, sendo cada vez mais adotada nas escolas. O objetivo é favorecer a diversidade e integrar todos os alunos no mesmo ambiente de aprendizagem, respeitando suas necessidades especiais e evitando separá-los dos demais.

Quais são as estratégias pedagógicas?

As estratégias pedagógicas correspondem aos diversos procedimentos planejados e implementados por educadores com a finalidade de atingir seus objetivos de ensino. Elas envolvem métodos, técnicas e práticas explorados como meios para acessar, produzir e expressar o conhecimento.

Qual é o papel do professor na educação especial?

O papel do professor é poder enxergar em cada aluno o potencial que ele tem e assim trabalhá-lo. ... Assim como as limitações devem ser reconhecidas e abordadas com conhecimentos adequados para que o aluno não desista desenvolva sua aprendizagem.

Qual deve ser a formação do professor de educação especial?

Conforme a Política, “para atuar na educação especial o professor deve ter como base da sua formação inicial e con- tinuada, conhecimentos gerais para o exercício da docência e co- nhecimentos específicos da área”.

Quais são as práticas inclusivas?

Toda pessoa aprende. O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular. O convívio no ambiente escolar comum beneficia a todos. A educação inclusiva diz respeito a todos.

O que são as práticas pedagógicas?

As práticas pedagógicas incluem desde o planejamento e a sistematização da dinâmica dos processos de aprendizagem até a caminhada no meio de processos que ocorrem para além da aprendizagem, de forma a garantir o ensino de conteúdos e atividades que são considerados fundamentais para aquele estágio de formação do aluno, ...

O que é ser um professor inclusivo?

Professor inclusivo é aquele que prepara a sala de aula para alunos especiais, oferecendo espaço para locomoção, integrando o aluno ao convívio e relacionamento com outros alunos que não possuam deficiência e que vencem os próprios preconceitos na busca de um mundo mais igualitário.

Como o docente pode auxiliar no processo de inclusão?

Portanto, o professor tem o papel de auxiliar o estudante com necessidades educacionais especiais para que ele avance tanto intelectualmente quanto socialmente. Dessa forma, esse aluno pode superar as expectativas e barreiras que lhe são criadas, podendo usufruir de seus direitos.

Quem pode dar aula para alunos de educação especial?

Professores criativos ou que já tenham experiência com inclusão de crianças com deficiência no contexto dos ensinos fundamental e médio podem ser bons parceiros. Outra estratégia pode ser estabelecer parcerias com unidades escolares que ofereçam o atendimento educacional especializado (AEE).

Qual é a formação do professor da educação básica para trabalhar com alunos com deficiência?

A Lei de diretrizes e bases (LDB) de 1996 , ao definir o que os sistemas de ensino devem assegurar aos estudantes com deficiência, aponta uma diretriz para a formação docente: “professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular, ...

O que é prática inclusiva?

O programa de educação inclusiva tem como objetivo colocar em prática uma nova definição, tornando a educação capaz de acolher todo indivíduo, independente das diferenças, eliminando os preconceitos existentes entre os diversos povos e culturas.

Quais são as práticas de uma escola inclusiva?

6 práticas inclusivas para aplicar em sua escola
  • A educação inclusiva deve fazer parte do dia a dia escolar. ...
  • Dentro da sala de aula: respeite os diferentes ritmos de aprendizado. ...
  • Capacite os educadores e coordenadores de sua escola. ...
  • Foque nas competências e não nas dificuldades dos estudantes.

Como fazer práticas pedagógicas?

Confira 8 práticas pedagógicas para melhorar o desempenho escolar de seus alunos
  1. Favoreça o protagonismo do estudante. ...
  2. Valorize o aluno e suas intervenções. ...
  3. Invista em uma didática social e empática. ...
  4. Dê uma outra significação ao erro. ...
  5. Estimule as discussões em grupo. ...
  6. Crie uma sala de aula segura e livre.

Como ser um bom professor inclusivo?

Professor inclusivo é aquele que prepara a sala de aula para alunos especiais, oferecendo espaço para locomoção, integrando o aluno ao convívio e relacionamento com outros alunos que não possuam deficiência e que vencem os próprios preconceitos na busca de um mundo mais igualitário.