:

O que é conectivismo na educação?

O que é conectivismo na educação?

O conectivismo lida com a aprendizagem em vários níveis: biológico, neural, conceitual e social. A aprendizagem também ocorre pela interação em rede, com a criação de novas conexões e a capacidade de manobrar através dos padrões existentes.

O que quer dizer a teoria do conectivismo dentro do contexto educacional?

Esta teoria proposta por George Siemens e Steven Downes (2004) aponta que o conhecimento está distribuído numa rede de conexões e que, desse modo, a aprendizagem consiste na capacidade de edificar essas redes e circular nelas, desenvolvendo assim a capacidade de refletir, decidir e partilhar.

Quais os princípios do conectivismo?

Princípios do conectivismo: Aprendizagem e conhecimento apoiam-se na diversidade de opiniões. Aprendizagem é um processo de conectar nós especializados ou fontes de informação. Aprendizagem pode residir em dispositivos não humanos.

Qual é a importância da abordagem metodológica Conectivista para o processo educativo atual?

É um aprender diferenciado, colaborativo, interativo e dinâmico, tomar decisões independentemente, eis um dos princípios do conectivismo. E um elemento essencial para construção destas metodologias é o DI, que faz uso de recursos educativos atrativos a fim de promover a aprendizagem.

Quais são as atividades de aprendizagem no conectivismo?

A Atualização (conhecimento preciso e atual) é a intenção de todas as atividades de aprendizagem conectivistas; A tomada de decisão é, em si um processo de aprendizagem. O ato de escolher o que aprender e o significado da informação que se recebe, é visto através da lente de uma realidade em mudança.

O que é Socioconstrutivismo na educação?

O sócio-construtivismo é uma teoria que vem se desenvolvendo, com base nos estudos de Vygotsky e seus seguidores, sobre o efeito da interação social, da linguagem e da cultura na origem e na evolução do psiquismo humano. ... Portanto, a aprendizagem é um resultado adaptativo que tem natureza social, histórica e cultural.

Quem criou a teoria do Conectivismo?

A Teoria do Conectivismo foi desenvolvida por George Siemens e Stephen Downes.

Quem são considerados os autores da teoria de aprendizagem Conectivista?

Foi apelidado de "uma teoria de aprendizagem para a era digital", devido a como ela tem sido utilizada para explicar o efeito que a tecnologia teve sobre a forma como as pessoas vivem, como elas se comunicam, e como elas aprendem. A Teoria do Conectivismo foi desenvolvida por George Siemens e Stephen Downes.

O que é o método Socioconstrutivista?

As escolas sócio-construtivistas buscam criar um ambiente estimulante e criativo, para que os jovens e crianças possam desenvolver sua própria linha de raciocínio, desvendando e explicando os acontecimentos do mundo. Contudo, os alunos precisam de um suporte educacional adequado para aprenderem por esse método.

Como a teoria sócio-construtivista de vygotski auxilia a educação?

A teoria sócio-construtivista incorpora o papel de outros fatores, inclusive da cultura, no desenvolvimento. ... Tornar a criança partícipe e coautora, construindo uma cultura onde desde pequena suas emoções e opiniões são relevantes para o processo de aprendizagem de todos. Isso é o Socioconstrutivismo!

Qual a teoria de George Siemens?

O Conectivismo, enquanto Teoria da Aprendizagem de George Siemens, busca que cada indivíduo, em conexão com o mundo construa e produza conhecimento interativo através do conceito de Rede.

Qual teoria de Vygotsky?

Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio. ... Para substancialidade, no mínimo duas pessoas devem estar envolvidas ativamente trocando experiência e idéias.

Qual o tipo de avaliação que o construtivismo defende?

 Pergunta 10 0,4 em 0,4 pontos O construtivismo defende um tipo de avaliação na educação que seja “formativa”. Isso significa que ela deve: Resposta Selecionada: d. Favorecer a “formação” dos alunos e a participação no processo avaliativo. ... Favorecer a “formação” dos alunos e a participação no processo avaliativo.

Quais são as abordagens cognitivas?

Esses processos incluem atenção, percepção, aprendizagem, memória, linguagem, resolução de proble- mas, raciocínio e pensamento. Podemos definir psicologia cognitiva como o objetivo de compreender a cognição humana por meio da observação do comportamento das pessoas enquanto executam várias tarefas cognitivas.

Quais são as características da abordagem cognitiva?

A abordagem cognitivista é uma forma de explicar como o mundo externo consegue influenciar na criatividade, ou seja, é uma forma científica de estudar a aprendizagem a partir de fatores externos às pessoas. Essa abordagem é multidisciplinar.

Quem criou a Teoria do Conectivismo?

A Teoria do Conectivismo foi desenvolvida por George Siemens e Stephen Downes.