:

Quais são as consequências do desmatamento na floresta amazônica?

Quais são as consequências do desmatamento na floresta amazônica?

As consequências dessa degradação na Amazônia podem levar a extinção de espécies de animais e vegetais, causa sério desequilíbrio no ecossistema, contribui com o aumento da poluição – oriunda, sobretudo, das queimadas – e acarreta erosão do solo, que passa a ficar desprotegidos com o corte de árvores.

Quais as principais causas do desmatamento da floresta amazônica?

Entre as principais causas do desmatamento da Amazônia, podem-se destacar a impunidade a crimes ambientais, retrocessos em políticas ambientais, atividade pecuária, projetos de extração de madeira, mineração, estímulo à grilagem de terras públicas e a retomada de grandes obras.

Como está o desmatamento na Amazônia?

A Amazônia Legal perdeu 10.476 km² de floresta entre agosto de 2020 e julho de 2021, meses em que se mede a temporada do desmatamento. A taxa é 57% maior que a da temporada passada, além de ser a pior dos últimos dez anos, aponta o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

Quais são as principais causas do desmatamento no Brasil?

As duas principais causas do desmatamento florestal são a agropecuária e o corte ilegal de árvores.

Quanto aumentou o desmatamento da Amazônia?

De acordo com a pesquisa, o desmatamento acumulado nos últimos 11 meses, de agosto de 2020 até junho de 2021, chegou a 8.381 km². Isso significa um aumento 51% em relação ao período de agosto de 2019 a junho de 2020, que somou 5.533 km² de devastação.

Como está a Amazônia hoje 2021?

Em 2021, Amazônia Legal registra pior acumulado de desmatamento em 5 anos.

Por que ocorre o desmatamento?

Suas causas podem ser muitas, mas geralmente incluem a necessidade de se explorar as florestas para obter ganhos econômicos, como a obtenção de madeira, frutos, fibras, entre outros produtos comercializáveis. A expansão urbana também é responsável pelo desmatamento, principalmente nas áreas mais povoadas.

Qual foi o maior desmatamento da Amazônia?

Desmatamento por estados da Amazônia Legal Em 2021, o maior desmatamento na região da Amazônia Legal foi registrado no estado: 1.886,59 km².

Quanto o desmatamento cresceu?

Foram desmatados 926 km² da Amazônia Legal em junho de 2021, um aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado. Nos últimos 11 meses, o crescimento da área desmatada foi de 51%.