:

Quais são os tipos de cromatografia planar?

Quais são os tipos de cromatografia planar?

A cromatografia planar compreende a cromatografia em papel e a cromatografia em camada delgada: Cromatografia em papel: é uma técnica para líquido-líquido, no qual um deles é fixo a um suporte sólido.

Quais são os tipos de cromatografia líquida?

*Cromatografia líquida: “Clássica” – feita em colunas de vidro, sob pressão atmosférica. Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) – utiliza-se colunas metálicas (normalmente) e pressões de fase móvel elevadas, obtidas com o auxílio de uma bomba de alta pressão.

Em que situações usamos a cromatografia?

A cromatografia tem inúmeras aplicações em campos biológicos e químicos. É amplamente utilizado em pesquisas bioquímicas para a separação e identificação de compostos químicos de origem biológica. Na indústria de petróleo, a técnica é empregada para analisar misturas complexas de hidrocarbonetos.

Quais são os principais adsorventes utilizados na cromatografia?

Cromatografia em camada fina: O material adsorvente pode ser óxido de alumínio, sílica-gel, carvão activo, óxido de magnésio, carbonato de cálcio, amido, sacarose e outras substâncias.

Quais os tipos de cromatografia de acordo com a fase móvel?

Quanto ao tipo de fase móvel: Cromatografia Gasosa (CG), Cromatografia Gasosa de Alta Resolução (CGAR), Cromatografia Líquida Clássica (CLC), Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) e Cromatografia Supercrítica (CSC).

Como é feita a cromatografia líquida?

A cromatografia tem como princípio básico a separação de determinadas misturas, utilizando dessa forma duas fases, uma móvel e outra estacionária. A fase móvel pode ser constituída por uma substância líquida ou um gás, já a fase estacionária é composta por um líquido ou um sólido.

Qual é a função do álcool na cromatografia?

A fase móvel é um líquido ou gás que arrasta os componentes da mistura pela fase estacionária. No experimento em questão será a água e, posteriormente, o álcool. Esta técnica é utilizada para determinar o número de componentes de uma mistura, bem como identificar quais são estas substâncias.

Quais substâncias podem ser utilizadas na cromatografia?

Cromatografia em camada fina: Usa uma lâmina de vidro, alumínio ou de plástico revestida por uma fina camada de um material adsorvente, formando a cromatoplaca. O material adsorvente pode ser óxido de alumínio, sílica-gel, carvão activo, óxido de magnésio, carbonato de cálcio, amido, sacarose e outras substâncias.

Qual é o estado físico da fase móvel e da fase estacionária na cromatografia em papel?

Cromatografia em papel: É uma técnica do tipo líquido-líquido, onde tanto a fase móvel quanto a estacionária são líquidas. A fase estacionária líquida é fixada em um suporte sólido, geralmente papel, por isso o nome.

O que é partição na cromatografia?

A cromatografia de partição é baseada nas diferenças de solubilidade dos componentes na fase estacionária (líquido) e na fase móvel (líquido). ... A cromatografia gasosa é uma técnica que permite a separação de substâncias voláteis arrastadas por um gás através de uma fase estacionária.

O que é um eluente?

Significado de Eluente substantivo [Medicina] Substância usada na elução; solvente usado na cromatografia.