:

Como é a constituição de um SPDA?

Como é a constituição de um SPDA?

1. Sistema externo ou para-raios: são os captores, condutores de descida e aterramento; 2. Sistema interno, presente apenas em alguns casos: conjunto de dispositivos que reduzem os efeitos elétricos e magnéticos da corrente de descarga atmosférica dentro do volume que pretende proteger.

Quais os componentes dos sistemas de SPDA?

Basicamente, um SPDA possui três componentes ou “sistemas” que atuam em conjunto para captar e desviar os raios.
  • Captores. Quando um raio atinge diretamente uma edificação, primeiro entram em cena os captores. ...
  • Condutores de Descida. ...
  • Malha de Aterramento.

Quem pode fazer o laudo SPDA?

Art. 1º As atividades de projeto, instalação e manutenção, vistoria, laudo, perícia e parecer referentes a Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas-SPDA, deverão ser executadas por pessoas físicas ou jurídicas devidamente registradas no CREA.

Quais os componentes básicos de um sistema de terra de proteção?

Este se constitui basicamente de três componentes: Page 2 ▪ as conexões elétricas que ligam um ponto do sistema aos eletrodos; ▪ eletrodos de aterramento (qualquer corpo metálico colocado ao solo); ▪ terra que envolve os eletrodos.

Qual é o objetivo da norma nbr5410?

Qual a Principal Função da NBR 5410? A NBR 5410 é uma norma que determina condições e regras para instalações elétricas de baixa tensão até 1000V em tensão alternada e 15000V em tensão ininterrupta no Brasil.

Qual grupo a proteção ex D é utilizada?

Tipos de proteção para uso em zonas 0, 1, 2 O tipo de proteção Ex d “invólucro à prova de chamas” permite a ignição de uma explosão dentro do instrumento elétrico. No entanto, o design construtivo robusto do instrumento impede que essa explosão escape do instrumento e, assim, se propague até a atmosfera explosiva.