:

O que é ação de divisão e demarcação?

O que é ação de divisão e demarcação?

A ação de demarcação pressupõe a existência de dois prédios confinantes cujos limites não estejam perfeitamente extremados. A ação de divisão, por sua vez, pressupõe a existência de apenas um prédio, que pertença a dois ou mais proprietários, que pretendam extinguir o condomínio.

Quais os requisitos para propositura da ação de demarcação?

Para exercer o direito de demarcar é necessário a existência de um imóvel de propriedade privada, tanto urbano como rural. Posteriormente, é indispensável que os dois prédios estejam na especial situação de lindeiros, denominada contigüidade.

O que é ação de demarcação de terras particulares?

O que é ação de demarcação de terras particulares A ação de demarcação de terras particulares é a ação adequada para fixar a linha divisória entre duas propriedades. Decerto, é a medida judicial mais viável para a demarcação de terras quando as partes estão em conflito e não logram uma divisão amigável.

Quem pode propor ação de demarcação?

I. A legitimidade ativa para propor a ação de demarcação de terras particulares é o proprietário do imóvel[1]. Se o demandante é casado, deve ter autorização do seu cônjuge para propor a ação. O condômino também está legitimado para promover a demarcação do imóvel comum.

Quando é cabível ação demarcatória?

A ação demarcatória visa fazer cessar a confusão de limites entre imóveis confinantes, seja fixando novos limites para cada um, seja aviventando os limites existentes, mas que se encontram apagados. Tem legitimidade ativa o proprietário, de modo que a ação deverá ser instruída com a certidão de propriedade.

Quando cabe ação de divisão de terras?

Quando usar a ação de divisão de terras particulares? Como você pode ver, a ação de divisão de terras particulares deve ser usada para a extinção de um condomínio. Sempre que a parte tiver interesse em acessar o seu bem de forma individualizada, a ação deve ser proposta.

Quais os outros requisitos devem ser observados na petição inicial de demarcação?

A petição inicial deve ser instruída com a prova da propriedade, ou seja, os títulos de domínio do promovente, e conterá a indicação da origem da comunhão e a denominação, situação, limites e característicos do imóvel. É preciso que se esclareça se o condomínio é convencional, eventual ou legal.

Como ocorre a citação na ação de demarcação de terras particulares?

As citações serão realizadas na mesma forma, em que dispõe na ação de demarcação, sendo que os réus que residirem na comarca serão citados pessoalmente, e os demais, por edital. O que geram duras críticas, pois a citação por edital é ficta, e deveria ser utilizada somente quando não fosse possível a citação pessoal.

Quem tem legitimidade ativa para propor a ação de demarcação de terras particulares?

Ação de demarcação - Novo CPC - (Lei nº 13.105/15) Tem legitimidade ativa o proprietário, de modo que a ação deverá ser instruída com a certidão de propriedade.

Quem é legítimo para promover a demarcação de imóvel comum?

Art. 952. Qualquer condômino é parte legítima para promover a demarcação do imóvel comum, citando-se os demais como litisconsortes.

Em que momento da Se a sentença homologatória da demarcação qual o recurso cabível contra esta sentença e qual o efeito deste recurso?

O juiz, certificada a fidelidade do auto, homologará a demarcação. O recurso contra a sentença homologatória de demarcação é apelação que deverá ser recebida apenas no efeito devolutivo.

Quando tem cabimento uma ação de divisão de terras particulares e qual seu objetivo?

O objetivo da ação de divisão, exposto no art. 946, II, do CPC é obrigar os demais consortes, a partilhar a coisa comum, transformando a cota parte de cada um em uma parte concreta, determinada e individualizada, extinguindo assim a comunhão existente e tornado certo o quinhão de cada um.

Como funciona divisão de terras?

O CPC permite que as partes realizem a divisão de terras particulares por meio de escritura pública. É o que determina o Art. 571, ao estabelecer que “A demarcação e a divisão poderão ser realizadas por escritura pública, desde que maiores, capazes e concordes todos os interessados.”

Quais os requisitos que deverão ser observados no auto de divisão procedente da ação?

A esse respeito, Luiz Rodrigues Wambier explica: “O requisito essencial da ação de divisão é que o imóvel seja divisível. Se for indivisível por determinação legal (como, por exemplo, dispõe o art. ... As devolutas, bens públicos dominicais, deverão ser objetos das ações discriminatórias, tratadas pela lei n. 6383/76”.

Quais os requisitos necessários para ingressar com a ação de divisão de terras?

O requisito essencial da ação de divisão é que o imóvel seja divisível. Se for indivisível por determinação legal (como, por exemplo, dispõe o art.

Qual a finalidade da ação de divisão de terras particulares?

A ação de divisão de terras particulares é uma ação real imobiliária. O seu objetivo é acabar com o condomínio, ou seja, separar a parte que corresponde a cada um dos proprietários. Assim, essa ação pode ser usada tanto para bens móveis quanto para bens imóveis, sejam eles urbanos ou rurais.

Qual o cabimento da divisão de terras particulares?

É uma ação real imobiliária que visa extinguir-se, em juízo, o condomínio, que pode incidir tanto sobre coisas móveis como imóveis.

É possível a cumulação entre ação de demarcação de terras particulares e divisão de terras particulares?

É lícita a cumulação das ações de demarcação e divisão, caso em que deverá processar-se primeiramente a demarcação total ou parcial da coisa comum, citando-se os confinantes e condôminos (art. 947 do CPC).

Quais são os requisitos da petição inicial para a ação divisória?

A petição inicial deve ser instruída com a prova da propriedade, ou seja, os títulos de domínio do promovente, e conterá a indicação da origem da comunhão e a denominação, situação, limites e característicos do imóvel. É preciso que se esclareça se o condomínio é convencional, eventual ou legal.

Quais os requisitos específicos da petição inicial de ação de divisão?

O requisito essencial da ação de divisão é que o imóvel seja divisível. ... “Pode os condôminos acordar que a coisa fique indivisível por prazo não maior que cinco anos, suscetível de prorrogação”, finalizando o prazo poderá ser exigido a divisão, mesmo que só um condômino a queira (parágrafo 1º do art. 1320).