:

O que é técnica Shantala?

O que é técnica Shantala?

Além de uma técnica de massagem infantil, a Shantala é uma forma de comunicação que transmite amor pelo toque sutil das mãos. Ela proporciona relaxamento, bem-estar e amplia o contato com o bebê, fortalece o vínculo afetivo mãe/pai-bebê. É um momento único entre quem massageia e o bebê que recebe.

Quando a Shantala é indicada?

Especialistas recomendam que a massagem seja aplicada quando os pequenos completarem o primeiro mês de vida, pois nessa idade têm uma melhor maturidade da pele e a região do umbigo já estará praticamente cicatrizada. O método poderá ser feito em crianças até 7 anos de idade ou até quando elas aceitarem a prática.

Como é realizada a Shantala?

A shantala é uma forma de transmitir consonância, segurança e saúde para o seu bebê com forma de cuidado e amor. A massagem é realizada com o bebê desnudo, sob as pernas estendidas da mãe, em local calmo e aquecido. Pode ser utilizado óleo para promover o deslizamento das mãos.

Quais os benefício da Shantala ao Recém-nascido?

AJUDA A RELAXAR O BEBÊ A massagem Shantala promove relaxamento, diminuindo o ritmo cardíaco e respiratório, o que consequentemente irá trazer uma sensação de calma ao bebê. A prática ajuda ainda na diminuição de cólicas, aliado ao relaxamento físico e emocional.

Qual o melhor horário para fazer Shantala no bebê?

Deve-se criar uma rotina para se fazer a massagem, ou seja, ela deve acontecer sempre no mesmo horário, de preferência ao anoitecer. Pois após recebê-la o bebê deve tomar um banho de imersão (banheira ou ofurô) para se acalmar ainda mais. Depois ele deve ter um soninho reparador, longo e delicioso!

Quais os benefício da Shantala a criança?

Dentro do desenvolvimento do bebê, a Shantala auxilia na melhora da respiração porque expande a caixa torácica. Os movimentos no abdômen auxiliam o funcionamento do intestino e do estômago. A posição em que o bebe fica – de costas – estimula a coluna vertebral.

Pode fazer massagem em Recém-nascido?

Fazer massagem rotineiramente ajuda a aumentar os seus laços com o bebê e o leva a ter um desenvolvimento feliz e saudável. Por meio da massagem do recém-nascido, você ganha consciência de como o seu bebê se comunica e tem algumas ideias de como cuidar dele nos primeiros meses.

Qual óleo pode passar no bebê?

Os óleos essenciais mais indicados para bebês recém nascidos são: Lavanda e Mandarina. O óleo essencial de lavanda auxilia em um sono mais tranquilo, pois regula o sistema nervoso e relaxa. Possui qualidade analgésica e antisséptica. Já o óleo essencial de mandarina ajuda a estimular o apetite de bebês e crianças.

Qual óleo usar para fazer Shantala em bebê?

Girassol (orgânico): Fino e ideal para bebês prematuros. Coco: Deve ser puro e, de preferência, extra-virgem. Tende a ficar pastoso em temperaturas menores. É altamente nutritivo e de fácil absorção da pele.

Qual óleo usar para fazer massagem no bebê?

O óleo vegetal puro – prefira os de farmácias de manipulação – ajuda a esquentar as mãos e facilita o deslizamento pelo corpo da criança. Para as crianças que têm refluxo, é sempre bom colocar uma almofada sobre as pernas da mãe para que a cabecinha não fique tão baixa.

Como fazer massagem com óleo no bebê?

Comece pelas pernas e pés, desloque as mãos suavemente até chegar ao peito e aos braços, com carícias firmes. Quando chegar à parte superior do corpo, tape-lhe as pernas e os pés com uma manta e depois tire-lhe a camisola interior. Continue com a massagem apenas enquanto a bebé parecer estar a gostar.