:

Quais são os principais tipos de obsolescência?

Quais são os principais tipos de obsolescência?

São elas: a obsolescência programada ou de qualidade, a obsolescência perceptiva ou de desejabilidade e a obsolescência tecnológica ou de função.

Quais as consequências da obsolescência programada?

Além dos prejuízos financeiros pessoais, a obsolescência programada causa impactos ambientais extremamente danosos, que vão desde a quantidade cada vez maior de lixo acumulado e exploração de recursos naturais, até os poluentes encontrados tanto na fabricação quanto nos materiais produzidos.

O que acontece ao meio ambiente com a obsolescência dos produtos?

Além de forçar a população a comprar cada vez mais, a obsolescência programada causa um outro problema: o acúmulo de lixo eletrônico. ... A indústria da tecnologia produz, sozinha, 41 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano, de acordo com uma pesquisa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Quando a obsolescência programada foi criada?

em 1930 Obsolescência programada é um fenômeno industrial e mercadológico dos países capitalistas que surgiu em 1930.

Quem a obsolescência programada beneficia?

A obsolescência programada não é totalmente exploradora, pois beneficia tanto o consumidor quanto o fabricante. As empresas adaptam a durabilidade de seus produtos de acordo com as necessidades e expectativas dos clientes. ... O mesmo argumento pode ser aplicado a produtos eletrônicos de consumo.

Qual a relação da obsolescência programada é a economia?

A obsolescência planejada é uma tecnologia a serviço do capital. ... Esse modelo de sociedade baseada na estratégia da obsolescência planejada está sendo determinante no esgotamento dos recursos naturais (que ocorre na etapa da produção) e no excesso de resíduos (que ocorre na etapa do consumo e do descarte).

Quais são os tipos de obsolescência programada?

O que é obsolescência programada?
  • planejada ou programada: as indústrias fabricam produtos com componentes de qualidade inferior para acelerar o desgaste e sua necessidade de reposição ou até com falhas de projeto propositais;
  • perceptiva: provocada quando os novos produtos apresentam um design diferente dos antigos.

O que é obsolescência de produtos?

Podemos afirmar que a obsolescência fica caracterizada quando o fornecedor lança uma nova versão do produto com uma nova funcionalidade, quando cria fatores mercadológicos, psicológicos ou, ainda, quando lança mão de métodos de persuasão para influenciar o consumidor a considerar o produto que já possui menos atrativo ...

Como a obsolescência programada dos aparelhos eletrônicos prejudica o meio ambiente e quais são esses danos?

O descarte indevido de equipamentos eletrônicos favorece a contaminação do solo, da água e do ar, graças a seus metais pesados e substâncias tóxicas, que acabam afetando também plantas, animais e nós, humanos.

Quais as consequências da obsolescência programada no século XXI?

VIOLAÇÃO AOS DIREITOS DO CONSUMIDOR A obsolescência programada é um exemplo claro desse descompasso, pois simultaneamente é responsável por violar os direitos do consumidor, o que acarreta um consumismo desenfreado e por consequência uma produção excessiva de lixo.

Quais impactos a obsolescência programada aliada ao consumidor pode gerar em nossas vidas?

Constatou-se que a obsolescência programada efetivamente causa danos ao meio ambiente e que o desenvolvimento e o consumo sustentável, aliado à mudança comportamental por parte do consumidor, com a educação ambiental, são alternativas para a redução da produção de lixo eletrônico e da degradação do meio ambiente.