:

O que é o interdiscurso?

O que é o interdiscurso?

Pode-se explicar Interdiscurso como sendo a constituição de um discurso em relação a outro já existente, isto é, trata-se de um conjunto de ideias, organizadas por meio do texto, que se apropria, implícita ou explicitamente, de outras configuradas anteriormente.

O que é interdiscurso exemplos?

Significado de Interdiscursividade [Linguística] Concepção que afirma haver relação de um discurso com o outro, sendo o sentido retomado pela comunicação ou pelas práticas sociais, que se efetiva entre sujeitos, em alguns casos, entre o autor e o leitor. ... De inter "entre, dentro de, no meio" + discurso - o + i + dade.

O que é literatura Interdiscursiva?

A relação interdiscursiva é uma relação dialógica a partir do momento em que existe uma relação de sentido entre os discursos, seja ele negado ou afirmado em outros enunciados. (FIORIN, 2006). ... Nos textos em que ocorrem a interdiscursividade, os diálogos existentes entre os textos são intencionais.

Quais são as formações discursivas?

A formação discursiva é caracterizada pelas marcas estilísticas e tipológicas que se constituem na relação da linguagem com as condições de produção. De outro lado, podemos dizer que o que define a formação discursiva é sua relação com a formação ideológica.

O que significa os termos Inter e discurso?

Ambos afirmam, assim, que o fenômeno pode ser classificado em dois grupos, sendo eles da intertextualidade interna – relação de um discurso com outro discurso dentro de um mesmo campo discursivo, e externa – relação de um discurso com discursos de campos discursivos distintos.

Qual a diferença entre intertexto e interdiscurso?

Preste atenção nos conceitos a seguir: Intertextualidade: é a relação entre dois textos, caracterizada por um citar o outro. Interdiscursividade: é a relação entre dois discursos, caracterizada por um citar o outro.

O que Pêcheux entende por discurso?

Nesse ponto, a teoria discursiva nos fala de um sentido dividido, indo além, segundo Pêcheux (1988), discurso é o efeito de sentidos entre locutores. ... O discurso é assim palavra em movimento, prática de linguagem: com o estudo do discurso observa-se o homem falando (ORLANDI, 2007, p.

O que é formação discursiva exemplos?

Já em Pêcheux, a formação discursiva é definida como: Aquilo que, numa conjuntura dada, determinada pelo estado de luta de classes, determina o que pode e deve ser dito (articulado sob a forma de uma arenga, de um sermão, de um panfleto, de uma exposição, de um programa, etc.

Como identificar uma formação discursiva?

Mais a frente, ela se relaciona com o conceito de formação ideológica e interdiscurso: a formação discursiva é aquilo que afirma o que se pode dizer dentro de uma formação ideológica dada e é definida através dos interdiscursos que lhe dão possibilidade de existência. Por fim, o conceito implode na terceira fase da AD.

O que significa a palavra dialogicidade?

Significado de dialógico Dialogal; descrito ou escrito seguindo a forma de um diálogo, de uma conversa interativa que possui início e fim, como: -- olá, tudo bem?

O que é Intergenericidade significado?

A intergenericidade, também conhecida com intertextualidade intergêneros, é um interessante fenômeno relacionado com o processo de hibridização de gêneros textuais. ... Os gêneros textuais fazem parte da comunicação e, por serem variadas as interações verbais, sejam elas orais ou escritas, são variados também os gêneros.

Qual o objetivo da Análise do Discurso?

Análise do discurso é um campo da linguística e da comunicação especializado em analisar o uso das línguas naturais, particularmente a maneira como ocorrem as construções ideológicas em um texto. É frequentemente utilizada para analisar textos da mídia e as ideologias que os produzem.

O que é o sujeito do discurso?

O sujeito do discurso, assim, tem uma materialidade linguística, e, portanto, é fruto de um entremeio entre movimentos metafóricos e metonímicos, paráfrase e polissemia, ele significa e é significado em determinadas condições pelo viés do interdiscurso, que sustenta seu dizer.