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Quem foi Theodor Adorno para a sociologia cultural?

Quem foi Theodor Adorno para a sociologia cultural?

Theodor Adorno foi um filósofo, sociólogo, musicólogo e crítico musical alemão. Também foi um dos maiores críticos da degradação gerada pelo capitalismo em nome das forças que mercantilizam a cultura e as relações sociais.

Quem foram Theodor Adorno e Max Horkheimer?

Adorno e Horkheimer, dois grandes expoentes da Escola de Frankfurt, cunharam o termo “indústria cultural”, que remete a uma forma de fazer arte em escala industrial. Em 1923, pesquisadores alemães uniam-se para a criação do Instituto de Pesquisa Social, que daria origem à famosa Escola de Frankfurt.

Qual a visão de Walter Benjamin sobre a indústria cultural?

Walter Benjamin (1934) defende que a técnica tende a proporcionar o acesso à obra de arte. Em contraponto, Adorno e Horkheimer (1947) defendem que o uso da técnica e a reprodução da obra de arte nas mãos da Indústria Cultural podem promover a alienação social.

O que defendia Max Horkheimer?

O pensamento de Max Horkheimer caracterizou-se pelo seu marxismo não-ortodoxo e pela orientação crítico-sociológica com base filosófica. ... Por sua vez, com a teoria crítica de Horkheimer, o subjetivismo é transcendido pela relevância social a que se aplique o método científico empregado.

Quais as principais ideias de Adorno e Horkheimer?

Para Adorno e Horkheimer, Indústria Cultural distingue-se de cultura de massa. Esta é oriunda do povo, das suas regionalizações, costumes e sem a pretensão de ser comercializada, enquanto que aquela possui padrões que sempre se repetem com a finalidade de formar uma estética ou percepção comum voltada ao consumismo.

Qual a ideia de Walter Benjamin?

Desse modo, o materialismo histórico de Benjamin substituiu a ideologia de progresso (evolucionismo darwinista; determinismo científico, etc). Sua visão atacava aquela concepção de evolução automática e contínua da civilização, considerada por ele como uma catástrofe contínua da história.

O que é cultura para Walter Benjamin?

Na visão deste, se a história cultural desenraiza o objeto de investigação das relações sociais, a crítica marxista da cultura reduz a arte à superestrutura ideológica. Benjamin caracteriza fenômenos culturais como expressões ambíguas da experiência coletiva condicionada pelo desenvolvimento tecnológico.

Qual a crítica de Adorno em relação a razão iluminista?

Adorno e Horkheimer denunciam o desvio do projeto e o descaminho da razão iluminista. E por isso a própria razão deve passar por um processo de esclarecimento, sob pena de ameaçar o projeto originário de emancipação do sujeito.