:

É correto escrever muitos?

É correto escrever muitos?

Mesmo sem muitas explicações gramaticais, é fácil compreender o seguinte: MUITO é uma forma única, não varia e usa-se sempre com o verbo. MUITO, MUITA, MUITOS, MUITAS é uma forma variável que vai utilizar-se quando a expressão se refere a um nome (pessoa, objecto, lugar)

Foram bastante ou bastantes?

Função de pronome indefinido Desempenhando o papel de pronome indefinido, bastante concorda com um substantivo e indica uma grande quantidade de algo, mas incerta. Quando a palavra com a qual concorda está no plural, ele também é flexionado. Como exemplificado a seguir: “Comprei bastantes presentes para meu filho.”

São muito bons Está certo?

Depende do que se pretende dizer: a) «Ele obteve muito bons resultados» = «Ele obteve resultados que são muito bons»; b) «Ele obteve muitos bons resultados» = «Ele obteve muitos resultados que foram bons

O que significa a palavra muitas?

Em grande quantidade; com abundância: agradeceu pelo muito que realizaram. Em excesso; com muita intensidade; excessivamente: ela canta muito. De modo extremo; no mais algo grau; extremamente: muito chato!

Como se escreve muitas coisas?

Muitas coisas ou muitas das coisas?
  1. Uma leitora indaga qual a forma correta: I - "Muitas coisas que aconteceram não se justificam"; II - "Muitas das coisas que aconteceram não se justificam".
  2. Em síntese, o que se quer saber é o que está correto entre estas duas expressões: muitas coisas ou muitas das coisas.

Quando se usa bastante e bastantes?

Bastante ou bastantes?
  1. Está aí uma palavra-encrenca. ...
  2. O uso mais comum é usarbastante” como advérbio, no sentido de “muito”. ...
  3. Quando usado como adjetivo, “bastante” assume significado de “suficiente”, devendo ser flexionado de acordo com o substantivo que o acompanha.

Teve bastante dificuldades?

Tenho bastante problemas ou Tenho bastantes problemas? Bastante, como muito, pode funcionar seja como advérbio, sendo então invariável, seja comoadjetivo, devendo então concordar com o substantivo a que se refere. Quando houver dúvida em relação a bastante antes de palavra no plural, pode-se colocar muito no lugar.

Qual é a classe gramatical de muita?

A palavra “muita” é responsável por acompanhar o substantivo “gente”, indefinindo-o. Por isso, “muita” é classificado como pronome indefinido adjetivo. Esta classe gramatical sempre estabelece concordância com o substantivo a que se refere.

Qual é o mesmo significado de muito?

1 bastante, numerosa, vária, diversa, diferente. Excessiva: 2 excessiva, abundante, demasiada, exagerada, superabundante, exorbitante, intensa.

Como saber se bastante e Adverbio?

A palavra “bastante” pode assumir formas diferentes de acordo com seu uso. Ela pode ser advérbio de intensidade significando “muito”, sendo esse seu uso mais comum, e nesse caso ser invariável, ou seja, só é admitida para essa função a forma singular.

Teve bastante dificuldades ou bastantes dificuldades?

Não é muito comum vermos o emprego de bastantes, mas o certo é que sempre quando vier como adjetivo, concordará em número (singular ou plural) com o substantivo. ... Se “muito” for para o plural, assim também será com “bastante”.

Quando bastante é adjetivo?

Quando usado como adjetivo, “bastante” assume significado de “suficiente”, devendo ser flexionado de acordo com o substantivo que o acompanha. Veja: – Há motivos bastantes para o divórcio.

Como saber se bastante e advérbio ou adjetivo?

Bastante ou bastantes?
  • Está aí uma palavra-encrenca. ...
  • O uso mais comum é usar “bastante” como advérbio, no sentido de “muito”. ...
  • Quando usado como adjetivo, “bastante” assume significado de “suficiente”, devendo ser flexionado de acordo com o substantivo que o acompanha.