:

O que é dissecção da artéria carótida?

O que é dissecção da artéria carótida?

A dissecção da artéria carótida é uma condição em que as camadas da artéria carótida são separadas espontaneamente. Isso compromete o fluxo sanguíneo para certas áreas do cérebro e pode levar à um AVC.

Qual a função da artéria carótida?

​​​​​​​Localizadas uma em cada lado do pescoço, as artérias carótidas têm uma função fundamental no organismo: a de levar sangue e oxigênio para o cérebro. Doenças como hipertensão, teor elevado de colesterol, diabetes e tabagismo estão entre os fatores de risco que podem provocar o entupimento dessas artérias.

Como tratar dissecção da artéria vertebral?

O tratamento consiste geralmente em antiplaquetários como a aspirina ou anticoagulantes como a heparina ou varfarina. A dissecção da artéria vertebral é menos comum do que a dissecção da artéria carótida.

O que causa dissecção da artéria vertebral?

Quais as causas? A dissecção da artéria vertebral pode ocorrer de forma espontânea, sem nenhuma causa aparente; pode também ter relação com alguma doença do colágeno previamente conhecida pelo paciente, como doenças reumatológicas diversas, lupus, fibrodisplasia, Síndrome de Marfan ou alguma vasculite.

Como identificar a artéria Carotida?

Angiografia por ressonância magnética: um tipo de imagem de ressonância magnética (MRI) que utiliza um campo magnético e ondas de rádio para fornecer imagens das artérias carótidas, que em muitos casos não podem ser oferecidas por exames radiográficos, ultrassons ou tomografias computadorizadas.

Como surge as artérias carótida comum esquerda e direita?

A artéria carótida comum direita nasce da bifurcação do tronco arterial braquiocefálico na base do pescoço, enquanto que a comum esquerda origina-se diretamente da croça da aorta, apresentando um pequeno segmento intratorácico, o que justifica ser esta mais extensa do que sua homônima direita.

O que é dissecção da artéria vertebral?

A dissecção da artéria vertebral (DAV) é uma dissecção (ruptura) do revestimento interno da artéria vertebral. Esta artéria situa-se no pescoço e fornece sangue ao cérebro.