:

O que é a varicela-zóster?

O que é a varicela-zóster?

O vírus varicela-zoster (VVZ) é um vírus pertencente à família Herpesviridae e é o agente causal da varicela e do herpes zoster. A varicela é uma doença viral aguda, muito contagiosa, caracterizada por exantema papulovesicular difuso, muitas vezes acompanhado por hipertermia.

Como se chama a doença provocada pela reativação do vírus varicela-zóster que comumente ocorre na velhice?

Conhecida popularmente como cobreiro, a herpes zoster é uma doença infecciosa provocada pela reativação do vírus varicela-zóster, o mesmo responsável pelo desenvolvimento da chamada catapora.

É uma doença decorrente da reativação do vírus da varicela?

Geralmente, é decorrente da reativação do vírus da varicela que permanece em latência após a infecção primária.

O que quer dizer varicela-zoster IGG reagente?

Interpretação: Exame que detecta anticorpos contra o vírus Varicela zoster, causador da varicela e do zoster. Indicação: Diagnóstico de infecção aguda pelo V.

Como se chama o vírus que provoca a varicela como ocorre o desenvolvimento da doença?

A varicela (“catapora”) é uma doença infecciosa aguda, altamente transmissível, causada pelo vírus varicela-zóster.

Como se transmite a varicela?

A varicela transmite-se de pessoa para pessoa:
  1. por contacto direto, quando alguém toca nas borbulhas ou em objetos contaminados.
  2. por gotículas de saliva existentes no ar da pessoa com varicela, quando espirra, tosse ou fala.

Qual é a origem da doença catapora?

A varicela, ou popularmente conhecida com catapora, foi descrita pela primeira vez por Giovanni Filippo, no ano de 1500 na Itália. Após, Richard Morton, um médico inglês, em 1600 deu o nome de catapora ao que ele pensava ser uma forma de varíola.

Quais as complicações associadas à reativação da varicela zoster em adultos?

Maiores complicações Uma das complicações mais comuns ocasionadas pela herpes-zóster costuma atingir quem tem mais de 60 anos: é a neuralgia pós-herpética. Ela causa forte dor, sensibilidade ao toque, forte sensação de coceira na região afetada e pode durar semanas a meses após o desaparecimento das lesões.

Como tratar as doenças causadas por vírus?

→ Tratamento Para o tratamento das viroses, na maioria dos casos, o médico indica medicamentos que visam controlar os sintomas, como febre, dores, enjoos e vômitos. Isso se deve ao fato de que a maioria das doenças causadas por vírus não possui um medicamento específico para seu tratamento.

O que é Epstein-barr vírus IgG reagente?

Em geral, níveis elevados IgG anti-VCA indicam infecção ativa por EBV, enquanto concentrações decrescentes indicam infecção recente por EBV, que está em remissão.

Como ocorre o desenvolvimento da varicela?

Surgimento de exantema de aspecto maculopapular* e distribuição predominantemente na face e tronco, que, após algumas horas, torna-se vesicular, evolui rapidamente para pústulas e, posteriormente, forma crostas – de 3 a 4 dias. Pode ocorrer febre moderada e prurido (coceira), é frequente.

Como acontece a transmissão da varíola?

A transmissão da varíola acontece por meio do contato com o vírus (um dos mais conhecidos e é visível no microscópio eletrônico), seja por meio do contato com pessoas infectadas, com objetos que possuem o vírus ou com objetos que pertenceram a uma pessoa com varíola.

Quem já teve varicela pode transmitir o vírus?

Não. Você só é capaz de transmitir a varicela ( catapora) se o vírus se multiplicar, como você é já teve a doença isso não ocorre, logo você não transmite.

Quantos dias demora a varicela?

A catapora, também conhecida como varicela, dura de 10 a 14 dias e durante esse período alguns cuidados são importantes para a prevenção e alívio dos sintomas.

Quando a catapora foi descoberta?

A varicela, popularmente conhecida como catapora, foi originalmente descrita por Fernel, em 1538, e até 1767, quando Heberden estabeleceu as diferenças entre varicela e outras doenças eruptivas. A varicela era confundida com a varíola (Shulman ST, 2004).